Projeto FreePelô tem Mostra da Cultura do Cordel

FreePelô - Crédito: Fundação Casa de Jorge Amado

O projeto “Uma Quarta de FreePelô” desta quarta-feira, 12, terá a Mostra da Cultura do Cordel, a partir das 14h30, no Pelourinho, em Salvador, com a participação de jovens da Escola Municipal Alexandre Leal, do Instituto Sagrado Coração, da Casa da Diversidade, do Ponto da Cidadania e do Senac.

A programação terá apresentação das linguagens artísticas diversas – literatura, música, artes plásticas, teatro – e que serão apresentadas de maneira lúdica e interativa pelo cordelista e pesquisador de Literatura Popular Brasileira Osmar Simões Machado Jr., que contará com a participação do músico Igor Reis, numa performance que tem direção da atriz Isabela Gomes.

A Mostra da Cultura do Cordel tem como objetivos difundir essa tradição popular nordestina e fazer o público compreender de que se trata de uma cultura viva, complexa, que se atualiza e se reinventa com o passar das gerações.

A Literatura de Cordel tem origem Ibérica e no Brasil há uma confluência de elementos ameríndios e africanos em sua constituição. Esses elementos estão presentes na música, em ritmos como coco, baião, repente, bem como na oralidade. No dia 13 de julho, uma oficina de cordel com Osmar Tolstói será realizada com os jovens nas suas escolas.  

Show em louvor ao Dois de Julho – Estudantes do Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara, localizado no bairro de Cajazeiras V, em Salvador, deram um show de talento ao apresentar, na última quarta-feira, dia 05 de julho, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o espetáculo “Independência: o Feminino na Conquista da Liberdade”, que retratou a participação feminina nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. A peça é fruto de um projeto interdisciplinar realizado este ano no Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara, que teve como foco as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, revelou a professora de História e atriz Telma Souza, que assinou a direção e o roteiro do espetáculo.

As estudantes Vitória Marinho, 15, Yasmin dos Santos, 15 e Francine Varjão, 16, do 9º ano, deram vida às heroínas da Independência – Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria -, respectivamente. Para muitos dos jovens presentes foi a primeira vez no teatro, inclusive para Yasmin que declarou que nunca imaginou se apresentar em um. Logo após a apresentação os jovens visitaram a Fundação Casa de Jorge Amado onde conheceram mais sobre a vida e a obra do escritor baiano.

Mais lugares para visitar de graça

O “Uma Quarta de FreePelô” entrou em acordo com várias instituições  sediadas no Centro Histórico de Salvador e às quartas-feiras serão concedidas entradas gratuitas a visitantes, não só estudantes, mas ao público em geral. São elas:  a Associação Protetora dos Desvalidos – SPD, Casa do Benin, Casa do Carnaval, Centro Cultural Solar Ferrão, a própria Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Memorial das Baianas de Acarajé, Memorial da Medicina Brasileira, Museu da Gastronomia Baiana, Museu de Imprensa, Museu do Mar Aleixo Belov, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu Nacional de Enfermagem do Cofen – MuNEAN, Museu Tempostal e  Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. (lista das instituições com endereço logo abaixo)

“Uma Quarta de FreePelô” antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.

As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.

As ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o SESC.