“Julho das Pretas: Fortalecendo a Mulher Negra: Celebrando a Resiliência e a Luta”, este é o tema que vai guiar o evento dedicado ao empoderamento e valorização das mulheres negras, neste sábado, 22, a partir das 14, na Ladeira da Preguiça, Centro, em Salvador.
Durante todo o mês de julho, serão realizadas várias atividades e oficinas voltadas para o fortalecimento da mulher negra e o combate ao racismo, e à discriminação e a Ladeira da Preguiça nao ficará de fora.
O evento idealizado por Nilma Santos, Coordenadora de Comunicação e do Núcleo de Mulheres e Diversidade do Centro Cultural que Ladeira é Essa?, tem como objetivo criar um espaço seguro e acolhedor para a discussão de questões relevantes, promovendo o empoderamento das mulheres negras e a valorização de sua identidade, cultura e conquistas.
Com atividades envolventes e inspiradoras, o Julho das Pretas da Ladeira da Preguiça, conta com o apoio de Gabriela Lima, Assistente social e parceira do Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, buscando fortalecer a união e a sororidade entre as mulheres negras, incentivando o diálogo, o aprendizado e o crescimento mútuo.
Durante a programação haverá rodas de conversas com trocas de experiências e inspiração às mulheres abrangendo diversos temas, oficinas de autoestima, aceitação do corpo, beleza negra e auto cuidado, além de saúde e bem-estar da mulher negra.
Cada oficina contará com especialistas, exemplo: Turbantes e identidade, será ministrada por Mãe Jaciara de Oxum, ativista e facilitadora, garantindo uma experiência enriquecedora para todas as participantes.
Além das oficinas, ocorrerá palestras com as participações de: Lindinalva Di Paula, Profª Dra. Corato (RJ), Thifany Odara e Rafaela Freitas que vão trazer momentos de reflexão coletiva.
As participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, aprender com outras mulheres negras e se fortalecerem, num ambiente de apoio e encorajamento.
O evento é aberto a mulheres negras de todas as idades, além de outras pessoas interessadas em aprender e apoiar a luta pela igualdade racial e de gênero.
O Julho das Pretas visa criar uma comunidade unida e engajada, impulsionando a transformação social e a construção de um futuro mais justo e inclusivo.
Outras informações sobre o Julho das Pretas na Ladeira da Preguiça e como participar das atividades, podem ser adquiridas através do e-mail: queladeira@gmail.com, no site: www.queladeira.com.br e também pelo Instagram @queladeiraessa
Sobre o Julho das Pretas:
O Julho das Pretas é um evento anual que celebra empodera as mulheres negras, promovendo o diálogo, a conscientização e o fortalecimento da comunidade da Ladeira da Preguiça.
Realizado na Ladeira da Preguiça, o evento busca criar um espaço seguro e inclusivo para abordar questões de identidade, representatividade e desafios enfrentados pelas mulheres negras.
O Julho das Pretas acredita no poder da união, da sororidade e da luta coletiva pela igualdade racial e de gênero.