Documentário valoriza cultura popular nas escolas

Será lançado neste sábado, 22 de julho, a partir das 16h, o documentário de circulação do espetáculo de teatro de bonecos “A Menina e o Gênio das Lamparinas”, do Grupo Parafuso de Teatro.

O documentário registra de forma inédita a passagem do espetáculo pelas escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana. O tema da peça sensibilizou o público infanto-juvenil sobre questões, como racismo, respeito e identidade.

A obra traz reflexões com professores, diretores e coordenadores, sobre a inserção da cultura popular cearense nas escolas e a sua relação com as práticas escolares. Tem também a participação da equipe de produção do projeto narrando suas experiências e vivências.

O documentário tem acessibilidade em Libras e pode ser assistido através do link https://youtu.be/O1bICgvBrpU

~ O documentário tem apoio do Edital Ceará de Incentivo às Artes /2022 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 18.012, de 1º de abril de 2022.

Crédito: Divulgação

Curta

Outra obra do Grupo foi a realização do curta – metragem do espetáculo de teatro de bonecos de mamulengos “Lindomar e A Viagem no Tempo”. A história do espetáculo traz reflexões sobre os cuidados e a importância da água para a sobrevivência humana e sobre a ganância.

As obras têm acessibilidade em libras e audiodescrição. Lançar as obras no universo virtual é uma maneira que o Grupo encontrou de democratizar o acesso à cultura popular cearense.

~ O projeto de curta-metragem tem o apoio do Edital Cultura Infância/2022 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Lei Nº 18.012 de 1º de abril de 2022.

Parafuso de Teatro: Criado em 2019, a partir dos encontros na disciplina de Teatro e Cultura Popular do curso de Teatro do Instituto Federal do Ceará, o coletivo vem se debruçando na pesquisa do teatro de bonecos e de animação a partir da cultura popular nordestina.

Ficha Técnica

Texto e direção: Keven Rocha. Atores: Jaene Pinho, Jéssica Alves, Mara Raquel e Samuel Siebra. Trilha Sonora: Wladimir Cavalcante. Produção: Caio César Vidal. Edição de Documentário: Hamilton P.S.