O grupo de pesquisa Políticas, Afetos e Sexualidades Não-monogâmicas realiza na próxima sexta-feira (11/08) e no sábado (12/08), o I Seminário Nacional de Estudos em Não-monogamias: Pesquisas e Perspectivas, em dois locais em São Paulo, capital.

Na sexta (11), o evento acontece no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP); e no sábado (12) no Centro Cultural da Diversidade, no Itaim Bibi, ambos com início às 14h. O grupo traça um panorama da pesquisa em não-monogamias no Brasil, discute suas práticas e aponta diretrizes para quem está iniciando os estudos sobre o assunto.

A participação é gratuita e ocorre mediante inscrição no local do evento. Os participantes receberão certificado de 12h de formação. Não é necessário estar vinculado a uma instituição de ensino ou pesquisa para participar das atividades, abertas ao público em geral.

Para a jornalista e pesquisadora em Sociologia, Mônica Barbosa, que defendeu recentemente uma tese de doutorado sobre trajetórias não-monogâmicas, “o seminário é um marco, não só no campo de pesquisa, mas do debate dessas práticas com a sociedade, em um momento que o Brasil volta novamente seu olhar aos direitos humanos e sexuais”.

Temas do primeiro dia

No primeiro dia do Seminário (11/08), o evento Não-monogamias e Marcadores Sociais da Diferença discute as principais definições de não-monogamias no Brasil, assim como as tensões que marcam o campo de investigação e as militâncias.

Realizado no Auditório Carolina Bori, do Instituto de Psicologia da USP, o encontro aborda interseccionalidades como raça, gênero, classe social, orientação sexual, gordofobia, entre outros marcadores sociais da diferença, além de pesquisas realizadas nas áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Direito e Gestão Social.

Temas do segundo dia

No sábado (12), com o tema Não-monogamia e Diversidade, o encontro tem caráter lúdico e acontece no Centro Cultural da Diversidade, no Itaim Bibi. Na programação, rodas de conversa sobre não-monogamias e questões LGBTQIAPN+. O encontro é regado à música negra e étnica com a  DJ Luíza K.

De acordo com Ana Leite, psicóloga e pesquisadora do Programa de Psicologia Social e do Trabalho da USP, “a ideia nesse segundo dia é favorecer também os encontros e a troca de experiências entre pessoas que vivem ou querem viver relações não-monogâmicas, não somente pesquisadoras”.

Lançamento de livros

Ao final dos debates, serão lançados os seguintes livros:

Negritude e Não-monogamia: as micropolíticas do amor, do antropólogo Rhuann Fernandes;

Infinitos Amores: um Estudo Antropológico sobre o Poliamor, do antropólogo Antonio Pilão;

Estarão à venda também Swing: eu, tu… eles, de Maria Silvério

Poliamor e Relações Livres, do Amor a Militância Contra a Monogamia Compulsória, de Mônica Barbosa.

Programação completa

Sexta, 11/08: Não-monogamias e marcadores sociais da diferença

Local: Auditório Carolina Bori, Bloco G do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Av. Professor Mello Morais, 1721. São Paulo (SP).

14h – Conferência de abertura: Políticas, afetos e sexualidades não-monogâmicas: a trajetória do grupo de pesquisa, com Antonio Pilão (USP), Mônica Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS), Maria Silvério (ISCTE-IUL/Instituto Universitário de Lisboa) e Dardo Lorenzo Bornia Júnior (IFRS).

14h30 – Não-monogamias no Brasil: conceitos, militâncias e embates políticos

Mesa: Mônica Barbosa (Universidade Federal do Rio do Sul/UFRGS) e Camila Ribeiro (Universidade Federal do Tocantins/UFT).

Mediação: Antonio Pilão (Universidade de São Paulo/USP)

15h30 – Não-monogamias e interseccionalidades

Mesa: Maria Silvério (ISCTE/IUL), Dardo Lorenzo Bornia Júnior (IFRS) e Rhuann Fernandes (UERJ)

Mediação: Luana Daiana  (Universidade Veiga de Almeida/UVA-RJ)

16h30 – Lançamento dos livros e bate papo com os autores  de Infinitos Amores: um Estudo Antropológico sobre o Poliamor, Antonio Pilão e Negritude e Não-monogamia: as Micropolíticas do Amor,  Rhuann Fernandes.

Mediação: Ana Leite (Universidade de São Paulo/USP)

Sábado, 12/08: Não-monogamias e diversidade

Local: Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo (SP).

14h – Não-monogamias LGBTQIAPN+: direitos e imaginários

Mesa: Italo Vinícius (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG) e Matheus Peres (UFU)

Mediação: Milena Leal (FRASCE)

15h – Roda de conversa sobre vivências não-monogâmicas

Mediadores: Ana Leite, Camila Ribeiro, Dardo Bornia, Luana Daiana e Milena Leal

16h30 – Lançamento de livros e debate com os autores de Infinitos Amores: um Estudo Antropológico sobre o Poliamor, de Antonio Pilão e Negritude e Não-monogamia: as Micropolíticas do Amor, de Rhuann Fernandes.

17h – DJ Luíza K.

Serviço

O quê: I Seminário Nacional de Estudos em Não-monogamias: pesquisas e perspectivas

Quando e onde:

11/ 08 – Auditório Carolina Bori, Instituto de Psicologia da USP. Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo (SP).

12/08 – Centro Cultural da Diversidade. End. Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo (SP).

Horário: 14h às 18h

Certificado: 12h de formação. Não é necessário estar vinculado a uma instituição de ensino ou pesquisa para participar das atividades que são abertas ao público em geral.

Site: https://estudosnaomono.wordpress.com/

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas