No coração do Recife, em Pernambuco, a comunidade popular de Ilha de Deus passou a ter uma nova história, desde 2021, quando a Neoenergia Pernambuco iniciou uma ação social que está transformando a vida dos cerca de 929 habitantes.
A distribuidora ensina aos moradores de baixa renda sobre o uso eficiente e seguro da energia e essas ações contribuem com o desenvolvimento socioeconômico local. Estão sendo promovidos cursos e capacitações técnicas em áreas de interesse da população, doações de lâmpadas LED, troca de resíduos sólidos por descontos na fatura de energia e atendimentos de serviços ao cidadão.
O objetivo é potencializar as capacidades de empregabilidade e empreendedorismo.
Ana Mascarenhas, superintendente de eficiência energética da Neoenergia, conversou com o VOZ DA FAVELA sobre a iniciativa.
De que forma a Neoenergia está atuando para melhorar a qualidade de vida da população da Ilha de Deus, em Pernambuco?
Estamos proporcionando uma nova relação dos habitantes com a energia elétrica. A iniciativa faz parte do Projeto Energia na Comunidade, e tem o objetivo de promover diversas ações para inclusão social e consciência ambiental como: geração de trabalho e renda; regularização das ligações; educação sobre a importância do uso eficiente e seguro da energia; e orientações a respeito de como manter as contas de luz em dia.
Também oferecemos, por meio de parcerias, cursos de qualificação profissional e de empreendedorismo. Acreditamos que, assim, estamos levando mais dignidade e oportunidade de novas perspectivas em uma região isolada. Recentemente, moradores da Ilha de Deus se formaram no curso de eletricista predial de baixa tensão (oferecido em conjunto com o Senai) e um deles foi empregado no shopping Rio Mar. Elaboramos um banco de currículos e enviamos para diversos canais como a Inova RH, administrações de shoppings e agências de empregos. No campo do empreendedorismo foram ofertados os serviços de orientação para abertura do MEI, através da sala do empreendedor e orientações de como abrir seu negócio pelo SEBRAE.
Quais são os principais resultados até o momento?
O Projeto Ilha de Deus nasceu em 2021, a partir da realização de uma pesquisa socioeconômica na comunidade, que apontou alguns direcionamentos, como a grande quantidade de ligações irregulares – são apenas 11% das habitações ligadas na rede da distribuidora. A partir disso, uma série de eventos foram realizados para conscientizar os moradores. Foi estabelecida uma parceria com a ONG União BR, que desenvolveu diversas atividades na comunidade, dentre elas a gincana união que envolveu moradores de todas as ruas da comunidade. No formato de tarefas foram abordadas diversas temáticas relevantes, tais quais a compreensão de como a energia chega à casa dos moradores (por meio da criação de maquetes), equipamentos e hábitos que mais consomem energia nas residências (por meio da elaboração de um mapa de energia) e dicas de como utilizar a energia de forma mais eficiente (por meio de esquetes de teatro).
Quais outras ações são desenvolvidas na comunidade Ilha de Deus?
Outras ações de eficiência energética também passaram a ser desenvolvidas na comunidade, como o projeto Vale Luz, em que os moradores podem trocar resíduos e plásticos por descontos na conta de luz. Só no mês de junho, duas moradoras zeraram suas contas. Além disso a população local pode contribuir para a limpeza urbana, principalmente na zona de pesca, principal atividade econômica da ilha.
Também estamos desenvolvendo ações para cadastro dos clientes na Tarifa Social, benefício do Governo Federal que chega a reduzir até 65% do valor da conta de energia elétrica. Atualmente, só no estado de Pernambuco, 1,2 milhões de clientes da Neoenergia já recebem o benefício.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas