Estudantes da rede pública de ensino do Amazonas foram premiados na 41ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro. O Amazonas conquistou cinco prêmios – uma medalha de ouro, três de prata e uma menção honrosa. A Mostra aconteceu nesta semana.
O destaque ficou com a Escola Estadual Isaías Vasconcelos, de Iranduba, localizada a 27 quilômetros de Manaus. Ela trouxe a medalha de ouro.
Das três medalhas de prata conquistadas, duas foram para o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Corrêa Lopes. A terceira, além de uma menção honrosa, é da Escola Estadual Engenheiro Artur Soares Amorim. As duas são da zona norte de Manaus.
Ouro para Iranduba, interior do Amazonas
A equipe da EE Isaías Vasconcelos, formada pelos estudantes Lidissa Gomes, Gabriela Passarinho e João Pedro Sampaio, além da professora Elcilane Maquiné, conquistou a medalha de ouro ao atingir a marca de 171 metros de altura no lançamento do foguete. A escola foi a única da rede a competir na modalidade de foguete por propulsão sólida.
A gestora da unidade de ensino, Francimary Macedo, explicou como a medalha é um reconhecimento do esforço de toda a equipe que competiu, símbolo importante da educação de qualidade.
“O sentimento é de superação. É muito gratificante saber que os nossos esforços foram reconhecidos, que o tempo investido foi recompensado e que toda a dedicação da equipe resultou na medalha. Essa medalha é um símbolo de que no interior do estado do Amazonas se desenvolve ciência”, comemorou a gestora.
Duas pratas para a mesma escola
Outro destaque foi para o Ceti Dariana Corrêa, que saiu da competição com duas medalhas: uma da equipe Tupã, composta pelos alunos Jhansen de Araújo, Chrysthopher Rodrigues e Walmique Morais; outra da equipe Iara, da dupla Sérgio Veiga e Wankerdan Filho.
Breno da Silva é o professor responsável pelas duas equipes, acompanhado pela professora Aline Noronha.
Nelissandra Gurgel, gestora do Ceti, diz que o resultado é gratificante para a escola, que chega ao seu terceiro ano de funcionamento. A competição motivou a unidade de ensino. Segundo ela, a escola receberá os vencedores com festa e uma menção honrosa pelo resultado do trabalho.
“Quando surgiu a ideia de participarmos da MobFog, pensei logo que não seria fácil, e realmente não foi. Porém, ver o entusiasmo dos alunos e do professor Breno foi o que nos motivou. A partir destes resultados alcançados aqui na escola, não tinha dúvida que eles iriam longe”, diz a gestora.
O que é a MobFog?
Realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Mostra Brasileira de Foguetes(MobFog) integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA).
A MobFog é uma competição experimental que consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento.
Durante os quatros dias de MobFog, estudantes participaram de oficinas de foguete, de motores, cinemática, entre outras.
O anúncio dos vencedores aconteceu dia 17 de agosto, quinta-feira, com distribuição de medalhas, troféus e certificados.
Com informações da assessoria.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas