Começou hoje, 8 horas da manhã, o Dia D da Campanha de Multivacinação em Paraisópolis, com a presença de Zé Gotinha. Para os pais que tiverem a carteira de vacinação das filhas e filhos em dia, serão distribuídos mil ingressos para o novo filme da Xuxa.
A ação é uma parceria da Agência de Notícias das Favelas (ANF) e do Ministério da Saúde, com apoio do jornal Espaço do Povo. As 18 vacinas disponíveis estão sendo aplicadas na UBS Paraisópolis I, conforme a necessidade, em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
A dose contra a poliomielite é específica para a faixa etária entre um e cinco anos. Devem ser aplicadas inclusive vacinas para doenças consideradas eliminadas, como a rubéola, pois elas podem voltar quando há baixa cobertura vacinal. A apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória.
Para André Fernandes, fundador e diretor da ANF, “é um grande prazer e uma grande felicidade trazer o Zé Gotinha pela primeira vez em uma favela em São Paulo. E mais: faremos um grafite com um dos maiores grafiteiros do Brasil, o Binho, com o tema da campanha”.
Segundo Fernandes, “essa parceria que nós estamos fazendo pelo Brasil todo com o Ministério da Saúde é, realmente, motivo de grande felicidade para aumentarmos os índices vacinais, que caíram tanto no último governo”.
Microplanejamento vacinal
Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde está promovendo ações de microplanejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes da pasta vão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades de cada lugar, como em Paraisópolis.
Método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o microplanejamento consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e lugares de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças das comunidades para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Em novo filme, Xuxa interpreta Angélica
Após 14 anos, Xuxa volta às telas com o filme Uma Fada Veio me Visitar – a rainha dos baixinhos interpreta a fada Tatu. Ela aparece caracterizada de diversas personalidades, como Madonna; She-Ra, dos desenhos animados; Cindy Lauper e Angélica, inclusive com a famosa pinta na perna.
O filme é baseado no livro de sucesso de Thalita Rebouças, que assina o roteiro. A fada Tatu vai transformar adolescentes, que se odeiam, em melhores amigas. Aí passa quatro décadas congelada e volta aos tempos atuais, tentando se adaptar.
Serviço
As 18 vacinas disponíveis são BCG, Hepatite A e B, Penta, Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY.
A UBS Paraisópolis I fica na Rua Melchior Giola, 80.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas