Campanha Multivacinação

Desde o início desta manhã de sábado, a movimentação é intensa na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paraisópolis, na capital paulista. Pais e mães aderiram em peso ao Dia D da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, em parceria com a Agência de Notícias das Favelas (ANF). Zé Gotinha também compareceu, atraindo e alegrando a criançada. Está havendo ainda a distribuição de mil ingressos para o novo filme da Xuxa, Uma Fada Veio me Visitar. A vacinação continua até 17 horas.

Hebert Douglas Ribeiro da Silva é pai do casal Isac Ribeiro dos Santos, de seis anos, e Isabele Ribeiro do Santos, de cinco anos. “A importância maior são as crianças, elas em primeiro lugar, com saúde. É legal o Zé Gotinha, que a criançada vê na televisão e agora ele está aqui na frente do posto. Meus filhos vieram tirar fotos com ele, é legal essa ação na comunidade, uma coisa a mais”.

Eles viram pela televisão, de manhã, que o mascote da campanha estaria em Paraisópolis. Ficaram animados. “O dever é dos pais, temos que nos conscientizar: tem que levar, mesmo. Tem que falar para a vizinha levar. No final de semana é bom, e mesmo que os pais não possam, tem um avô, um vizinho que pode trazer”.

Hebert Douglas Ribeiro da Silva, pai de Isac e Isabele. FOTO: Nickolas de Souza/ANF

Tatiana de Jesus, mãe de Tamires, de três anos, e Ronilson, de dez, “a saúde dos filhos está em primeiro lugar”. Segundo ela, a presença do Zé Gotinha “dá coragem” às crianças para enfrentar as vacinas. “Para mim, a vacinação não é apenas um dever, é saúde, tem que deixar tudo em dia para evitar qualquer doença”. Ela prefere campanhas no final de semana, pois nos dias úteis o casal de filhos está na escola.

 Zé Gotinha atrai a criançada

Cleiton Lima do Nascimento é pai das gêmeas Melissa Lima Rodrigues e Gabriele Lima Rodrigues, de cinco anos. Atento aos avisos das campanhas pela televisão, não deixa de vacinar as filhas. “Em outra campanha, elas tomaram sete vacinas de uma vez”.

Hoje, trouxe suas “vidas” ao posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. “É muito bom ter a campanha no final de semana, porque os pais trabalham. Hoje de manhã, a mãe das meninas me avisou. Tomei um banho, escovei os dentes e vim rapidinho”.

Os gêmeos João Miguel e João Lucas, filhos Flávio Barbosa, tiraram fotos com Zé Gotinha. Estavam empolgados. “É muito bom para as crianças, deixar as vacinas todas em dia faz um bem danado”. As vacinas dos gêmeos estão em dia. “É obrigação proteger as crianças. No meio de semana eu não tenho tempo, no sábado está todo mundo em casa, de manhã principalmente, a gente vem logo cedo”.

Os gêmeos João Miguel e João Lucas. FOTO: Nickolas de Souza/ANF

Moradora quer mais vacinação e grafites

Maria da Conceição, 38 anos, moradora de Paraisópolis, passou o dia de ontem batalhando para que o grafite de Binho, com o tema da vacinação, fosse autorizado no muro da UBS. Ela considera “gratificante” a campanha para todas as vacinas, inclusive covid.

Quanto ao grafite do Zé Gotinha, “achei muito lindo, vou tirar mais fotos. Deveria ter mais, principalmente nos muros da comunidade que não tem pintura, mais grafites dessa campanha bonita, né?”.

Moradora Maria da Conceição batalhou pela autorização do grafite. FOTO: Nickolas de Souza/ANF

Saúde em conexão com a arte

O grafiteiro Binho, um dos mais conhecidos do país, fez um grafite na entrada da UBS Paraisópolis I, onde ocorre a vacinação. O desenho lembra, ironicamente, uma das inúmeras declarações desastrosas do ex-presidente da República, sugerindo que as pessoas poderiam virar jacarés ao tomarem vacina.

“A importância é a conexão da arte com a comunidade. Tem várias crianças que vão se influenciar. Acaba multiplicando o personagem do Zé Gotinha, com uma certa atualidade, conseguindo tocar as pessoas através da arte, nessa questão tão importante, que é a vacinação”.

Binho conecta arte com saúde através do grafite ironizando jacaré. FOTO: Nickolas de Souza/ANF

Segundo André Fernandes, fundador e diretor da Agência de Notícias das Favelas (ANF), “Paraisópolis recebeu o Zé Gotinha de braços abertos, as crianças estão muito felizes. Essa parceria demonstra a preocupação do governo federal com os índices vacinais que caíram tanto no último governo”. A próxima ação da parceria entre ANF e Ministério da Saúde acontece em Salvador, no bairro da Paz.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas