Entre os dias 24 de outubro e 01 de novembro, acontece a 16ª Edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, em diversos espaços importantes do Rio de Janeiro.
Para celebrar mais um ano, o evento traz o tema “Uma Viagem nas Raízes, Olhares e Conexões”, que busca aproximar Brasil e África ainda mais, através de suas conexões.
A abertura receberá dois filmes africanos: um de Madagascar e um da Tanzânia e o “Deixa”, da cineasta Mariana Jasper.
A edição vai contar também com parceria entre o Centro Afro Carioca e o Encontro de Filmes Curtos do Madagascar, manifestando-se através de exibições especiais, bem como de uma residência partilhada, dedicada ao cinema de animação stop motion.
Dentro da programação haverá também a apresentação do filme “Alma no Olho”, de Zózimo Bulbul, que completa 50 anos de seu lançamento. O curta atravessa alguns séculos da história desde a África antes da invasão européia até a vida de exclusão imposta aos negros na sociedade brasileira.
Ao longo dos 15 anos de trajetória, o Encontro de Cinema Negro já veiculou mais de mil filmes do Brasil, da África, do Caribe e de outros locais da Diáspora negra.
Ao todo, foram mais de 700 seções que permitiram um mosaico cinematográfico rico e diversificado, desenhando a história do povo negro.
A 16ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul será dividida em vários espaços da cidade importantes para representatividade do cinema e da cultura negra.
Compõe a cadeia de salas de exibições o Cine Odeon e mais três museus, como o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), além do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF).
E voltando às primeiras edições do Encontro, o evento traz parte da programação ao Centro Cultural Leão Etíope do Méier, importante espaço aberto na Zona Norte .
O Encontro é uma janela cinematográfica, uma plataforma de intercâmbio, de partilha de ideias e de perspectivas. Cineastas e aspirantes a cineastas, de vários locais do mundo, se reúnem para conectar, colaborar e cultivar uma comunidade cinematográfica que transcende fronteiras.
O Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul também oferece atividades formativas durante o Encontro de Cinema Negro, através do Gira Afro.Lab, que tem o objetivo de fortalecer a inserção de projetos com narrativas negras no circuito comercial do audiovisual brasileiro.
Além disso, o Encontro contará também com pitching e uma premiação de R$5 mil para o projeto que ficar em 1° lugar, e consultoria para o 2° e 3° lugares, e a imersão em animação para 10 pessoas.