Valéria será palco para apresentações do Boca de Brasa

O CEU de Valéria, periferia de Salvador, vai receber a cerimônia de premiação dos 10 projetos premiados pela Bolsa Estímulo. No dia 02 de dezembro, no palco do Teatro Boca de Brasa, a partir das 14h, para o Boca de Brasa Apresenta. O evento é gratuito.

O Polo Criativo Boca de Brasa ICEAFRO, após oferecer formação nas áreas artísticas e de serviços criativos em Valéria, premiou dez iniciativas culturais com a Bolsa Estímulo Eu Sou Boca de Brasa. O prêmio, de dez mil reais, é acompanhado de 16h de mentoria, para cada projeto.

Entre as propostas contempladas, há videoclipes, curta documentário, vídeo experimental de poesia, eventos gastronômicos, ações de letramento infantil, teatro e música.

No dia 02 de dezembro, todos se reúnem no palco do Teatro Boca de Brasa, no CEU de Valéria, a partir das 14h, para o Boca de Brasa Apresenta. O evento é gratuito e terá como Mestre de Cerimonia a coordenadora artística do Polo Valéria e atriz do Bando de Teatro Olodum, Val Soriano.

Conheçam os projetos premiados:

São Tomé – Videoclipe da música de Ricardinho, do Samba Improviso, e Jota Zô. No clipe, os personagens são moradores de Valéria e artistas, conduzidos por narrativa que promove o imaginário com pertencimento e protagonismo dos locais.

 

Gravado na praia de São Tomé de Paripe, mais conhecida como a Praia do Oi, onde todos se encontram, o clipe mostra como nela se reúnem praticantes de diversas religiões, na mais pura harmonia.

Tire do seu coração esse preconceito – Videoclipe da música de Sergio Login. Filmado em Valéria, Sergio Login passeia por dentro da comunidade e mostra vários aspectos positivos do bairro, como a arte produzida por meio da dança, teatro, música, ao tempo que revela o cotidiano no bairro.

Maccabriso – Vídeo experimental de Isa, a Poet;sa. Após reuniões com a juventude periférica, diálogos e oficinas, o vídeo traz performances que exploram o medo em meios urbanos. Com conteúdo literário convertido em audiovisual, o vídeo é uma manifestação artística impactante, uma ferramenta de desconstrução de estereótipos e preconceitos.

Ecoar Valéria – Vídeo documentário sobre a cultura de Valéria, proposto por Carlos Victor. O curta explora os projetos culturais e a importância deles na comunidade, com foco no fortalecimento de artistas naturais, impactados positivamente com os incentivos em prol da produção cultural do Território. Artistas locais revelam como suas vidas foram modificadas e transformadas através da arte, um registro do quão potente, diversificado e transformador é o atuar, criar, ser artista.

A Coisa Vai Ficar Preta – Espetáculo teatral da Cia de Teatro Já é!, com direção geral de Agatha Virgens, conta com um elenco de crianças pretas, trazendo à vida as histórias de grandes símbolos da comunidade negra mundial e brasileira. O espetáculo aborda temas profundos, desde o enfrentamento do racismo na infância até a luta contra o preconceito sistêmico na vida adulta. Com danças, músicas e diálogos impactantes, celebra a herança afro-brasileira e a cultura negra, incentivando a união na luta contra o racismo.

Ajeum de Oyá – Iniciativa cultural e econômica que busca preservar a culinária de origem africana, promovendo conscientização e empoderamento através de oficinas gastronômicas, eventos culturais e palestras. Seu objetivo é capacitar mulheres e homens em situação de vulnerabilidade social, gerando trabalho e renda. Fortalece a identidade afrodescendente, enriquece a diversidade cultural e promove a união entre diferentes grupos étnicos.

 

Realizado no território sagrado Ilê Axé Oyá Ekó Omi, é uma proposta de Edna dos Santos Vilasboas, Iabassé do Terreiro.

Baú de Leitura Swing Erê – Trazendo ações de letramento infantil, o projeto acontece na Biblioteca Comunitária Iraildes Santana e na Associação Beneficente Cultural e Educativa Casa da Felicidade, em Valéria. Coordenado por Cleideane Mascarenhas, tem atividades voltadas para o público infanto-juvenil e busca despertar a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura, proporcionando um ambiente acolhedor e enriquecedor para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças e adolescentes da comunidade.

Ajeum e Música Ancestral – Evento promove a gastronomia e música de origem africana e tradicional na Bahia. Destaque para o caruru, um prato que representa ancestralidade e sincretismo cultural; o evento promove uma grande roda de troca de saberes, vivências, poesia e contação de histórias. Uma ação das Retirantes da Arte, proposto por Cátia Santos, contará com apresentações de samba de roda, estilo musical popular brasileiro, com raízes africanas.

 

Realizado na Associação Lar Joana Angélica, o evento busca reunir matriarcado, infância e juventude preta em um redemoinho cultural repleto de saberes e alegria. A cerimônia do caruru e as performances, com viola, pandeiro e atabaque, são momentos especiais para animar o quilombo cultural que acontecerá dia 24 de novembro.

Sarau da Vanguarda Baiana – 2ª edição – Um encontro musical que reúne artistas como Yuri Peltier, Poet;sa, Dindi Leoni, Cláudio Romeu (Curió), e MVLC, proponente do Sarau. Mistura de música e poesia, apresentando o trabalho autoral dos artistas carregados de regionalismo e cultura baiana. Com recital de poesia, músicas de ritmo afro-baiano e dos povos das florestas, o evento também traz o caráter urbano e soteropolitano. MVLC apresentará seu primeiro álbum solo e abrirá espaço para os convidados mostrarem suas criações artísticas em três apresentações, no bairro de Valéria.

I Festival da Célula Hip-Hop em Valéria – Evento realizado em 18/11 no CEU de Valéria, reuniu artistas da região e proximidades para celebrar e promover as manifestações artísticas ligadas ao Hip-Hop. Idealizado por Alan do Rap, líder do grupo cultural Célula Hip Hop, o festival trouxe visibilidade à arte da periferia, muitas vezes estereotipadas pela violência e pobreza. O evento contou com apresentações de música, poesia, dança e batalhas de rima, proporcionando uma oportunidade única de expressão e celebração da cultura hip-hop no território.

O Boca de Brasa Apresenta exibirá as produções audiovisuais, haverá relatos de experiência, mostra de artes cênicas e música, durante toda a tarde de sábado (02/12), no palco do CEU de Valéria, e estão todos convidados.

A Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Valéria 2023 é fruto do Termo de Colaboração 003/2022 firmado entre a Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e o ICEAFRO, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa. O Instituto CEAFRO – ICEAFRO (2012) é uma associação civil/organização que se propõe a enfrentar o racismo e o sexismo, por meio da educação, para promover ações e fomentar políticas afirmativas e de equidade de direitos, tendo como pressupostos básicos a ancestralidade, identidade e resistência.

Serviço

O que: Mostra de resultados da Bolsa Estímulo Eu Sou Boca de Brasa

Quando: Sábado (02 de dezembro), das 14 às 17 horas

Onde: Teatro Boca de Brasa, CEU – Rua B, Conj. Lagoa da Paixão, Nova Brasília de Valéria

Maiores informações:

Fabíola Aquino – Coordenadora de Produção da ECBB ICEAFRO

Contato: 71 991457119 // fabiola@obacacaue.com.br