Audiência Pública: violência letal da juventude negra de Lauro de Freitas

Nesta quinta-feira, 30, será realizada  a Audiência Pública: violência letal da juventude negra de Lauro de Freitas, no auditório do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, a partir das 14h.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, a Bahia é o segundo estado mais violento do Brasil. O estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revela que a taxa de mortes violentas intencionais (MVI) no estado é de 47,1% a cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 23,3% a cada 100 mil habitantes.

A Bahia tem 10 cidades no ranking das 50 mais violentas do país, sendo que duas delas, Camaçari e Simões Filho, estão na Região Metropolitana e fazem fronteira com o município de Lauro de Freitas.

A escalada da violência em nosso Estado repercute de forma direta em nossas vidas. Sair de casa para o trabalho, para a escola, para a faculdade ou mesmo ir no campo jogar futebol ou ir à praia, se tornou uma tarefa arriscada que pode custar a vida.

Nesse contexto, a juventude negra é a mais vulnerável e a que está mais suscetível a ação letal, tanto da ação do Estado, quanto das facções criminosas.

O debate sobre esse tema e a consulta aos movimentos sociais que atuam na luta pela manutenção da vida e garantia de direitos é fundamental para a proposição de ideias e elaboração de políticas públicas.

A audiência é uma realização da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, através do mandato do vereador Edvaldo Palhaço.