A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – ReBEDH (Seção BA) realiza o Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos, com o tema: “Saberes e Fazeres, Perspectivas Decoloniais”, nesta quinta–feira, 7, das 8h30 às 17h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, situada à Rua da Paz, bairro da Graça, em Salvador.
Segundo a coordenadora da ReBEDH na Bahia, Ana Elizabeth Gomes, a iniciativa objetiva `ampliar o debate acerca do reconhecimento dos direitos humanos e a educação em direitos humanos, como instrumento de enfrentamento às desigualdades sociais, e a importância da participação democrática e cidadã´.
O evento fornecerá ao participante um certificado com carga horária de 8h, mediante a inscrição gratuita, participação integral na modalidade presencial, e assinar lista de presença que será disponibilizada no transcorrer das atividades.
Esperam-se neste Encontro Estadual, educadores e educadoras, estudantes, gestores e gestoras escolares, representantes de movimentos sociais, negros/as, indígenas, quilombolas, beneficiários/as de ações afirmativas, ativistas dos direitos humanos, assistentes sociais, comunicadores/as comunitários/as, psicólogos/as e demais interessados/as.
Na programação oficial, pela manhã consta para a mesa de abertura a coordenadora nacional da ReBEDH, Profa. Dra. Aida Monteiro, que irá proferir a palestra A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos: Princípios e Diretrizes para uma Educação Decolonial.
Na sequência, o Painel 1 A Universidade e a Educação em/para os Direitos Humanos: Saberes e Fazeres, terá como expositores a Profa. Analice Cunha da Faculdade de Direito da UFBA; Prof. Cláudio Rocha, coordenador do CRDH da UNEB/REBEDH; e Germana Pinheiro da UCSAL/ReBEDH sob a mediação da Profa. Victória Flores Roa da ReBEDH.
Pela tarde no Painel 2 Os Movimentos Sociais e a Educação Antirracista: Diferenças, Resistências e a Afirmação dos Direitos Humanos, com exposições do membro do Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia, e da Comissão Direito na Escola da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia, Jailton Andrade; e da Profa. Dra. Elisabete Pinto do Instituto de Psicologia da UFBA sob a mediação de Ana Elizabeth da ReBEDH.
No último Painel intitulado de Construindo Redes na Educação Escolar: o olhar dos discentes e docentes de/na Escola, terá como expositores, a coordenadora do Projeto “A OAB Vai à Escola”, presidente da Comissão Direto na Escola/OAB Seção Bahia, Eliasibe Carvalho Simões; do Prof. Ludmilson de Jesus Santos, representante do Colégio Estadual Carlos Marighella (CESCM); do estudante Davi Campos de Araújo, representante do CESCM sob a mediação da diretora do CESCM, Aldair Dantas.
A iniciativa prevê debates, leitura e aprovação da Carta de Salvador `para uma agenda política da Educação em Direitos Humanos: desafios para uma práxis pedagógica decolonial´.
A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia foi ‘criada em 1891, sendo a primeira Faculdade de Direito criada na República´, enquanto, a ReBEDH foi instituída em 1995 e reativada em 2000. De acordo com documento da entidade, `A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, suprapartidária e supra-religiosa, de articulação e cooperação entre pessoas, grupos, movimentos sociais, entidades e instituições da sociedade civil que atuam na Educação em Direitos Humanos´.
A ação é da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos em parceria com a Faculdade de Direito e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia; com apoio da Universidade Católica do Salvador; Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) da Universidade do Estado da Bahia; Agência de Notícias das Favelas e muito mais.
Qualquer dúvida envie um e-mail para anaecgomes@hotmail.com e/ou biraescritor@outlook.com
Acesse a transmissão do evento a partir das 8h30, do dia,7/12, no canal da RedeEDH Bahia