Encontro de Mídias Independentes: Agência de Notícias das Favelas e o Núcleo de Comunicação Caranguejo Uçá firmam parceria no Recife

No dia 27 de janeiro a Ilha de Deus, periferia do Recife, vai sediar o Encontro de Mídias Independentes, que celebrará a parceria entre a Agência de Notícias das Favelas e o Núcleo de Comunicação Caranguejo Uçá, com o portal Caranguejo Antenado.

O encontro acontecerá em alusão ao aniversário de 23 da Agência de Notícias das Favelas. A programação do encontro será na sede da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Ilha de Deus, Recife, Pernambuco, das 09 horas às  17 horas.

O evento contará a participação da direção do Caranguejo Uçá, representantes de veículos de comunicação comunitária da capital pernambucana e outras cidades, Comunidade Tradicional Pesqueira e Periférica. Além da presença de colaboradores da ANF em Pernambuco e de Paulo de Almeida Filho, representando a coordenação nacional da instituição.

A inscrição no encontro deve ser feita através deste link Encontro de Mídias Independentes

Cartaz do Encontro de Mídia Independente no Recife, que irá acontecer na Ilha de Deus – Arte: Tamires Luz

O portal Caranguejo Antenado foi lançado no fim do ano de 2023 e a Agência de Notícias das Favelas celebrou 23 anos no último dia 08.

Essa conjunção de fatos marca um evento histórico em relação à construção da mídia independente do país, que busca uma representatividade ainda maior de ativistas dos territórios periféricos e comunidades tradicionais do território nacional, além de uma articulação potente com o jornalismo independente pernambucano.

Programação

A programação está diversificada com algumas propostas; construção de uma agenda anual para realização de formações para comunicadores e educadores populares, formatação de projetos para captação de recursos, cobertura do carnaval nas periferias, cobertura das eleições municipais, formalização da parceria dos setores públicos com um comprimido juntos aos veículos de comunicação independentes, entre outras temáticas urgentes para a categoria.

A proposta desse encontro é a construção de um processo coletivo na construção de caminhos e estratégias para a sustentabilidade na democratização da comunicação nas favelas.