Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Nesta quarta-feira, 7 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, instituído em 12 de junho de 2008, em homenagem ao líder indígena Sepé Tiaraju, que lutou contra a dominação espanhola e portuguesa no Rio Grande do Sul de 1753 a 1756.

Sepé Tiaraju era o chefe dos Sete Povos das Missões e foi morto na Guerra Guaranítica, contra os colonizadores, em 7 de fevereiro de 1756, onde hoje é o município de São Gabriel (RS). Três dias após seu martírio, 1.500 indígenas Guarani foram massacrados pelas tropas da Espanha e de Portugal.

A data joga luz sobre a necessidade de garantir os direitos dos povos originais do Brasil, como demarcação de terras,saúde, educação, preservação dos territórios e conservação da identidade, da cultura e de suas tradições milenare.

No Brasil, há atualmente mais de 800 mil indígenas que falam 274 línguas e estão distribuídos em todas as regiões do país. Eles representam cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).