Mais de 300 artesãos são aguardados para a Feira de Caxixis 2024. A mostra artesanal, uma das maiores mostras artesanais do Brasil, contará com mais de 250 barracas para a exposição, em Nazaré/Ba, entre os dias 28 e 31 de março, e exibirá diversas peças produzidas do barro (caxixis) pelos oleiros de Maragogipinho. A tradição da Feira foi iniciada há 3 séculos atrás, pelo oleiro Patrício, que se deslocou de Maragogipinho até Nazaré, em época de Semana Santa, para comercializar suas produções artesanais feitas a partir do barro, os caxixis.
As peças artesanais podem adquirir várias formas, desde as clássicas louças até itens decorativos. A comercialização das miniaturas de barro foi um sucesso e, desde então, a cidade de Nazaré recebe os oleiros de Maragogipinho para o que se tornou umas das maiores mostras artesanais da América Latina, a Feira de Caxixis.
A edição de 2024 também promete muita programação cultural e artística. A Feira contará com mais de 250 barracas para exposição e comércio dos produtos artesanais dos oleiros de Maragogipinho, além de programação musical para todos os gostos, com músicos da cena baiana e nacional como Edson Gomes, Solange Almeida e Sandra de Sá.
Além disso, o evento também trará o Espaço Tradição, reservado para aqueles que buscam uma programação mais imersiva, já que o espaço será voltado para mostra dos processos de produção de recursos valiosos para a região como os derivados do dendê, a cachaça e outros produtos.