A previsão da meteorologia para o fim de semana, no Rio Grande do Sul, é preocupante. Há real possibilidade de volumes excessivos de chuva, que podem alcançar os 300 milímetros, agravando ainda mais a situação de cheias, além do risco de deslizamentos. Com isso, o nível do Rio Guaíba poderá voltar a subir, o que é chamado de repique. O Rio está baixo dos cinco metros pela primeira vez.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRG) criaram um hidrograma, com data limite até 20 de maio, mostrando as possibilidades dos níveis da água do Guaíba durante o período. Repare que no gráfico abaixo, os dias que causam mais apreensão são entre 12 e 16 de maio.

Balanço da Defesa Civil do RS

O último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, publicado nesta sexta (10), mostra os seguintes dados: Municípios afetados: 437; Pessoas em abrigos: 70.772; Desalojados: 337.346; População Afetada: 1.947.372; Feridos: 756; Desaparecidos: 143; Óbitos confirmados: 116; Pessoas resgatadas: 70.863; e Animais resgatados: 9.984.

RS precisa de ajuda

As periferias se mobilizam para ajudar o Rio Grande do Sul, a ANF está com um posto de coleta em sua sede, no Bairro da Paz, em Salvador. Você pode ajudar.

(Foto de Cesar Lopes)