As histórias narradas sobre as mitologias iorubás são conhecidas pela denominação Itan. No passado, na dispersão dos africanos pelo mundo, eles utilizaram Itans para passar conhecimento e manter vivas suas tradições para as novas gerações. O curta-metragem “Palavra ancestral: Contando Itans”, que acaba de ser lançado na cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, e está disponível na plataforma Youtube, quer desconstruir estereótipos negativos e demoníacos atribuídos à Exú. No filme, Pai Pedro Nogueira mostra através da contação do Itan, que essa divindade deseja que todas e todos sejam felizes e prósperos.
O curta apresenta dois mitos tradicionais africanos, através da narração por Pai Pedro Nogueira, ativista antirracismo religioso e dirigente espiritual do Templo Sr. Ogun 7 Escudos. As histórias são atemporais, e são elos vitais entre as tradições culturais africanas e a sociedade contemporânea brasileira.
A literatura oral africana, composta por mitos, lendas, provérbios e contos, é uma parte vital da cultura africana que atravessou fronteiras e se entranhou na sociedade brasileira.
Os Itans no filme
O primeiro Itan aborda a multiplicidade de entendimento, de cosmovisões e a importância do respeito às diversidades de pensamento; quanto ao segundo Itan; quer desconstruir estereótipos negativos e demoníacos atribuídos à Exu, divindade que somente deseja a felicidade, o bem-estar das pessoas e do mundo.
Segundo Pai Pedro Nogueira, “com essas histórias, cria-se uma compreensão mais profunda das ricas contribuições culturais afrodescendentes. A contação de itans não é apenas uma celebração das tradições culturais, mas uma forma de preservar a riqueza e a profundidade das experiências humanas, proporcionando uma conexão viva entre o passado e o presente”, firmou.
O projeto do curta-metragem foi contemplado no Edital de Produções Culturais (chamada pública 03/2023) realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Governo Federal através da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Palavra Ancestral – Contando Itans
Você pode assistir aqui: