O Ministério da Educação apresentou sua nova Política Nacional de Equiade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. O Governo investirá R$ 55 milhões em escolas voltadas às temáticas étnico-raciais e quilombolas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

Além dos investimentos, a criação da nova política tem como meta uma atenção para a formação de gestores escolares e professores em educação para as relações étnico-raciais. Atualmente, apenas 1,5% dos gestores e 0,92% dos docentes têm formação de 80 horas na área, essa etapa ofertará programas de formação para os educadores. 

Outra medida importante anunciada pelo MEC, é que serão publicados editais para a produção de cinco protocolos de prevenção e resposta ao racismo em instituições de ensino para a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação superior. 

A nova política do MEC prevê ainda ações afirmação das trajetórias negras e quilombolas, e o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos sobre a educação e a cultura quilombola, bem como da cultura negra e de ações que promovem a educação antirracista. 

(Foto de Rovena Rosa – Agência Brasil)