O Projeto Percurso do Graffiti em Fortaleza, realiza nesta quarta-feira (5), às 14h, no Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô ( Rua Major Facundo 584 – Centro) a sessão de lançamento do catálogo “Poéticas e presentificação do graffiti na periferia de Fortaleza – Ce”.
O Projeto faz parte da pesquisa de mestrado em artes do pesquisador Cristiano Pereira, Nick, através do Programa de Pós-graduação em Artes do IFCE (PPGARTES).
A sessão, que culmina no encerramento do projeto, terá debate sobre o processo de criação do catálogo e escuta “Queremos ouvir os grafiteiros de Fortaleza, saber suas impressões e, a partir desse momento, pensar novos projetos de arte urbana, não apenas para a capital do Ceará, mas para todo o estado” pontua Nick.
Na ocasião serão entregues exemplares às bibliotecas comunitárias, para os participantes do projeto, além de três escolas e uma organização da sociedade civil, onde foram realizadas as oficinas de graffiti, as quais formaram 50 novos grafiteiros, em cada uma delas.
Além dos artistas urbanos, pesquisadores, familiares, foram convidadas autoridades do legislativo municipal, estadual e do poder executivo. “Lançar um catálogo de arte urbana no Museu, em seu anexo, é um marco, pois, desde a fundação do museu, em 1932, a arte urbana nunca tinha se feito presente, a não ser no ano passado, quando suas paredes receberam o graffiti e agora com esse momento de pesquisa e reflexão. Dessa forma, o lançamento do catálogo representa uma continuidade da relação entre o museu e a arte urbana “, comemora Nick.