O Centro das Mulheres do Cabo (CMC), promove no dia (28/8), o Seminário Comemorativo aos 18 anos da Lei Maria da Penha, no auditório da instituição feminista, atuante há 40 anos na defesa dos direitos humanos das meninas, crianças e mulheres. O evento será realizado no Auditório do Centro das Mulheres do Cabo, Rua Padre Antônio Alves, nº 20, por trás do Teatro Barreto Júnior, às 14h.
A atividade objetiva demarcar as ações do CMC, no Agosto Lilás, mês dedicado a conscientização e ao enfrentamento a violência contra a mulher. Além disso, integra as ações das 4 décadas da ong que tem como princípio o feminismo popular e o combate às violências de gênero, raça e classe.
Para a coordenadora geral do CMC, Izabel Santos, o Seminário é mais uma ação de importante de combate à violência de gênero que tem o machismo como pilar. “Tradicionalmente celebramos a existência da Lei Maria da Penha todos os anos, porque fomos pioneiras no acionamento da Lei 11.340, em 2006, com o caso emblemático de Cileide Silva que viveu 20 anos de violência doméstica e foi liberta por denunciar o agressor”, afirmou a feminista.
O evento acontecerá, às 14h, reunindo mulheres da sociedade civil, gestoras de organismos de políticas públicas para as mulheres, representantes do Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território Estratégico de Suape (COMFEM).*Lei Maria da Penha* A Lei Maria da Penha é uma lei federal brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.
É considerada uma das três legislações mais avançadas do mundo. Atua nos cinco tipos de violência de gênero: Física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.