Tradicionalmente o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), promove o Encontro de Mulheres Candidatas as Eleições Municipais de 2024. O evento acontecerá, nesta quinta-feira (19/9), às 14h, no Sindicato dos Professores/as do Cabo (SINPC), localizado na Rua Escritor Israel Felipe, bairro de Santo Inácio, ao lado do Recanto da Criança. O evento será retransmitido pelas redes sociais da instituição feminista e antirracista

Será entregue uma Carta Compromisso com 5 páginas, contendo seis eixos referentes a gestão democrática, enfrentamento à violência de gênero, gênero e desenvolvimento sustentável, direito à educação, direitos reprodutivos e direitos sexuais e direitos das mulheres das águas do litoral cabense.

O Cabo de Santo Agostinho é situado na Região Metropolitana do Recife (RMR), tem um eleitorado de 160.540, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE). São mais de 120 candidaturas femininas, totalizando 375 candidatos a vereança em 2024, com 5 candidatos a prefeitos, e apenas uma mulher concorrendo ao executivo como vice.

Para a coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), Izabel Santos, o encontro visa apresentar as parceiras da ong feminista que luta pela participação política há 40 anos as propostas das mulheres candidatas nesse pleito. “Nós acreditamos que a democracia para valer, tem que ter mulheres no poder, pois são através das nossas pautas que conseguimos políticas públicas de gênero”, ressaltou a feminista.

Importa destacar, que o município é composto por um eleitorado de 53% feminino, porém das 21 vagas na Câmara Municipal, só três mulheres ocupam atualmente vagas: Sueleide de Amaro, Gisele de Dudinha e Tereza da Bomboniere. A cidade nunca teve uma prefeita eleita nos 147 anos de emancipação política, e só elegeu em toda a sua história nove mulheres.