A ex-deputada estadual Maria Joselita Pereira Cavalcanti, mais conhecida como Jô Cavalcanti, foi eleita vereadora do Recife pela federação PSOL-REDE, (6), com 7.619 votos, tornando-se a primeira representante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) na Câmara Municipal do Recife. Jô Cavalcanti foi a mais votada dentro da sua federação, que conseguiu apenas uma cadeira na câmara nesta eleição. Ela ficou em 41º lugar entre os 37 eleitos na capital pernambucana. Sua principal proposta é a criação de um “salário social” de R$ 600 para mães solteiras que trabalham no setor informal.

Jô Cavalcanti, de 42 anos, cresceu no Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Ela é militante do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal (Sintraci) e coordenadora nacional do MTST. Sua trajetória política começou em 2018, quando foi eleita deputada estadual com mais de 39 mil votos como parte das Juntas, uma candidatura coletiva formada por ela e mais quatro mulheres. Esse foi o primeiro mandato coletivo da história da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Em 2022, Jô participou novamente das Juntas, que concorreram desta vez como um trio, mas não foram reeleitas, obtendo apenas 15,4 mil votos.

A candidatura de Jô contou com o apoio de figuras importantes do PSOL nacional, como a deputada federal Erika Hilton e o também deputado Guilherme Boulos, que concorre à prefeitura de São Paulo. Erika chegou a viajar para Recife e participou de um ato em defesa da renda básica para mulheres trabalhadoras informais ao lado da então candidata. O apoio de Boulos foi dado através das redes sociais. Jô viajou até São Paulo e gravou um vídeo ao lado do deputado, no qual ele declara que ela é sua candidata à Câmara Municipal do Recife.