Moradores de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, se envolveram em uma briga com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da favela, no último sábado. A confusão aconteceu na Rua Santana do Livramento, em frente à sede da UPP, quando um menor estava sendo levado para a delegacia, e foi filmada por testemunhas.

O vídeo mostra dois policiais atracados com dois moradores da comunidade. Um deles é derrubado e cai de costas. O outro, que aparece gritando “larga meu filho”, consegue fugir do policial, mas é pego novamente e leva uma gravata. Um morador e um policial chegam a rolar pelo chão brigando, até que o PM senta sobre o rapaz para imobilizá-lo. Neste momento, algumas testemunhas chegam, mais um policial aparece e empurra os curiosos.

Segundo o pai e a irmã da principal vítima, um menor de 17 anos, tudo começou quando um cabo e um sargento o abordaram enquanto ele tirava cobre de um ar-condicionado na Rua Jorge Sami. Os policiais pediram para revistá-lo, mas agiram com brutalidade e o machucaram na área genital.

Por conta disso, o rapaz, que trabalha como ajudante de pedreiro, xingou o cabo e o sargento, contaram os familiares do jovem. Ele foi levado para a 37ª DP (Ilha do Governador), onde o caso foi registrado como desacato à autoridade.

A PM apresentou uma versão diferente do ocorrido. Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, policiais da UPP Manguinhos que passavam em frente à base da unidade, na localidade Vila Turismo, desconfiaram de um menor que estava com um alicate de corte. O jovem alegou que usaria a ferramenta para cortar fio e se recusou a ser revistado. Os PMs, então, realizaram a revista à força e encontraram com ele dois facões. Neste momento, três pessoas tentaram impedir a apreensão do menor e desacataram os policiais. Eles também foram detidos. Na 37ª DP, o menor foi autuado por ameaça e desacato e os maiores, por desacato.