Creditos: Divulgação

“O evento ocorrerá no âmbito da agenda global do G20, no Museu do Pontal.”

O Museu do Pontal será sede do Fórum Ilumina Zona Oeste no dia 7 de novembro, das 8h às 19h. O evento reunirá líderes e especialistas para debater o futuro da Zona Oeste, região que abriga mais de 2 milhões de habitantes, Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba, com foco em temas como desenvolvimento sustentável, urbanização, negritudes e combate à fome sob a lente da cultura. O encontro acontece no contexto da agenda global do G20.

Ao longo do dia, o evento contará com painéis que reunirão especialistas de diversas áreas para debater temas cruciais para o desenvolvimento da região. Entre os palestrantes confirmados estão Luiza Serpa, fundadora e diretora executiva do Instituto Phi; Lucas Van de Beuque, diretor executivo do Museu do Pontal, Rene Silva, comunicador social e idealizador do Fórum G20 das Favelas(F20); Fernanda Candeias, presidenta da AEDIN; Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio; Leticia Gabriella, diretora de projetos especiais da CUFA e coordenadora nacional do G20 Favelas; Henrique Silveira, geógrafo e assessor especial do Comitê Rio G20; Neide Dantas, head de Pessoas e Cultura da Fábrica Carioca de Catalisadores; e Shirley Ramos, gestora do Instituto Criar e Transformar.

Creditos: Divulgação

Entre os mediadores do evento estão Pablo Ramoz, que atua como curador artístico do Ilumina Zona Oeste; Ana Paula Santos da TV Globo; e Jota Marques, originário da Cidade de Deus, ele é educador popular e participante do Sem Censura. Os debates abordarão questões relevantes como alterações climáticas, indústria criativa e como as políticas globais afetam as comunidades locais.

O fórum, que acontece no Museu do Pontal, considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, também proporcionará um espaço de diálogo sobre como essas políticas podem impactar a Zona Oeste e suas populações, destacando a importância de integrar as vozes da periferia nas discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social.

“O Fórum Ilumina Zona Oeste será uma oportunidade única para refletir sobre o futuro da região e sua conexão com as discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social, colocando a Zona Oeste em foco no contexto das políticas do G20”, afirma Pablo Ramoz, um dos idealizadores e diretor criativo do Ilumina Zona Oeste.

Para encerrar o dia, haverá um show com Choro Malungo, grupo formado por artistas da Zona Oeste, que privilegia compositores negros e a conexão do choro com o samba, o forró e outros gêneros significativos. 

As inscrições são gratuitas, para mais informações sobre a programação do evento e garantir seu ingresso, podem conferir o instagram da Ilumina Zona Oeste: @iluminazonaoeste ou no site iluminazonaoeste.org.br