Pelo segundo ano consecutivo moradores da Boca do Rio, periferia de Salvador, realizaram um dia cheio de brincadeiras, lazer e diversão para o público infantil e adulto, na Ladeira do Sabão, na localidade do Cajueiro. O evento se consolidou como uma celebração marcante para para moradores da região. A ideia de cobrir uma ladeira com lona e sabão para brincadeiras trouxe entusiasmo, reafirmando o valor da iniciativa e o impacto social gerado pela união da população.

“É a segunda vez que eu venho. Eu gostei muito desse ambiente festivo e dessa organização. E tenho certeza que a terceira edição vai ser bem melhor”, disse Ronald de Oliveira, de 12 anos, morador do Cajueiro, que já está esperando a edição do ano que vem.

O sucesso da primeira edição, impulsionado pela participação dos moradores, foi fundamental para consolidar a Ladeira do Sabão como um evento de destaque na região.

“Eu moro na Baixa Fria, aí eu vim curtir e brincar. E vai ser muito bom. E é bom fazer essas coisas pra criança, que a criança se diverte”, disse Cristal, 10 anos, que veio pela primeira vez.

A união da comunidade foi essencial para a organização, criando um sentimento de pertencimento e orgulho entre os moradores do Cajueiro, na Boca do Rio.

Jackson Rossi, morador e um dos organizadores, contou que, apesar do trabalho para organizar o evento, vale a pena. “Dá trabalho demais, mas é muito gostoso, mas vale a pena demais. Essa alegria é o sorriso da nossa comunidade”

Relatos de crianças e adultos que participaram da primeira edição destacam a alegria que o evento proporcionou, com muitos descrevendo o dia como um dos mais felizes de suas vidas.

“É a primeira que venho. Vi através da página de vocês, eu achei muito legal, muito bacana, e aí vim pela primeira vez prestigiar esse momento, um momento assim interessante, onde a gente pode ter uma manifestação cultural da população que está aqui”, disse Rairan Ribeiro, 28 anos, que mora próximo ao local que acontece o evento.

A organização foi conduzida com cuidado, priorizando segurança e estrutura adequada para o público. Os organizadores expressaram gratidão pela participação da comunidade e destacaram o potencial do evento para se tornar uma tradição anual que celebre o Cajueiro e valorize a cultura local.

“É a segunda vez que eu venho. Eu adorei! Já desci muitas vezes. Eu voltei em casa, fui almoçar, e depois vim de volta pra comer um cachorro-quente, porque é a segunda edição da Ladeira de Sabão”, contou Marcelo, 10 anos, morador da comunidade do Barreiro.

A popularidade da Ladeira do Sabão, amplificada após a cobertura do Boca do Rio Magazine em 2023, chamou atenção nas redes sociais e atraiu o apoio de artistas e influenciadores.

Colaboração: Boca do Rio Magazine