A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa a redução da carga horária semanal para 36 horas e a implementação de uma semana de trabalho de 4 dias, um movimento que substituiria a tradicional escala 6×1.
No momento, a pauta está na fase de coleta de assinaturas e para se tornar uma matéria em tramitação na Câmara, a proposta de Erika terá de reunir as assinaturas de, no mínimo, 171 dos 513 deputados. Até agora, obteve 134 assinaturas.
Rick Azevedo, vereador do PSOL eleito pelo Rio de Janeiro e fundador do Movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT), deu origem à mobilização pelo fim da escala 6×1. Rick, era balconista de farmácia em 2023 quando gravou um vídeo que viralizou no Tik Tok. O vídeo foi gravado pouco depois de sua chefe ligar para ele em sua folga e pedir que ele entrasse mais cedo no trabalho no dia seguinte.
“Quando é que nós da classe trabalhadora iremos fazer uma revolução nesse país contra essa escala 6×1? Gente, é uma escravidão moderna. Moderna não: ultrapassada”, diz Rick Azevedo no vídeo.
O ex-balconista conseguiu mais de 2 milhões de assinaturas em um abaixo-assinado pedindo a revisão da escala 6×1 à Câmara dos Deputados.
O vereador confirmou que convocará manifestações para o dia 15 de novembro, apesar de ainda não ter feito anúncio oficial, a convocatória deve ser feita ainda nesta terça-feira (12). Diferentes movimentos sociais, organizações e partidos políticos também estão marcando para sexa-feira, feriado da Proclamação da República, manifestações em todo o país pelo fim da escala de trabalho 6×1
Outras entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Juventude do PT (JPT), já vêm divulgando os protestos. Em São Paulo, a manifestação será realizada em frente ao vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, a partir das 15h. Já no Rio, a manifestação vai se concentrar na Cinelândia a partir das 10 horas da manhã.
Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo, também já têm manifestações marcadas para o feriado.