O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia abriu suas inscrições para a edição de 2025 e convida artistas de todas as partes do mundo a participar. As inscrições vão até 15 de dezembro de 2024 e podem ser feitas através do site oficial do evento, www.festivalderua.com ,onde também estão disponíveis informações sobre edições anteriores.

As apresentações acontecerão entre 21 e 29 de março em Salvador e nas cidades baianas de Conceição do Almeida e Jequié. A direção artística está à procura de espetáculos variados de música, mímica, acrobacia, comédia, ilusionismo, dança e artes plásticas, que possam ser apresentados em formato de show de rua.

Para participar, os artistas devem atender a critérios específicos:

  • Alta qualidade e profissionalismo: as apresentações devem refletir excelência e consistência.
  • Caráter de show de rua: sem necessidade de palco ou equipamentos técnicos pesados, como iluminação e som, para que possam ocorrer em qualquer local público e a qualquer momento.
  • Elementos de “chapéu” e acessibilidade ao público: as performances devem permitir que o público chegue a qualquer momento, seja no início, meio ou fim do espetáculo, e incentivem o modelo de doação espontânea.
  • Interatividade e intercâmbio: a curadoria valorizará espetáculos que promovam a interação direta com o público e a troca cultural entre artistas locais e internacionais.

A curadoria ainda dará preferência a espetáculos acústicos e que promovam práticas sustentáveis. Durante o festival, os artistas selecionados participarão de encontros e colaborações, promovendo o intercâmbio de técnicas e ideias entre diferentes estilos e nacionalidades.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail info@festivalderua.com até 15 de dezembro de 2024. A seleção final será comunicada aos artistas escolhidos até 15 de janeiro de 2025, e a decisão da curadoria é definitiva e irrecorrível.

O Festival Internacional de Artistas de Rua é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Estado da Bahia.