Nesta sexta-feira, 13, a Agência de Notícias das Favelas recebeu, pelo 2º ano consecutivo o Selo da Diversidade Étnico Racial, entregue pela Secretaria de Reparação Racial- SEMUR, em Salvador, na categoria Reconhecimento, pela valorização da diversidade e a prática de uma comunicação antirracista. Representaram a ANF, as colaboradoras Wal Melo e Rose Cunha. A concessão do selo é renovada anualmente, e para renovar, as organizações já contempladas, anteriormente, precisam seguir o plano de trabalho previamente estabelecido no momento de sua inscrição.

Para Wal Melo, “participar desse projeto é reafirmar o compromisso com uma comunicação antirracista e inclusiva, que valoriza e amplifica as vozes da diversidade. Afinal, a comunicação tem um impacto direto e transformador na sociedade, fortalecendo e celebrando a riqueza do que é diverso”.

A iniciativa certifica empreendimentos nas categorias Compromisso e Reconhecimento. A cerimônia aconteceu no Hotel Mercury, no Rio Vermelho, e o Selo foi entregue pela Secretária de Reparação Racial, Ivete Sacramento.

O objetivo do selo é conscientizar as organizações e empresas privadas a realizarem, em conjunto com o poder público, políticas de inclusão e de reparação racial.

Segundo, Rose Cunha, ” Foi uma honra representar a ANF na Cerimônia de Outorga do Selo da Diversidade Étnico-Racial. Este selo é um símbolo importante de reconhecimento e compromisso com a inclusão, e reforça o nosso papel como agentes transformadores de uma sociedade mais justa e igualitária. Continuamos a trabalhar em prol de um ambiente mais plural, onde todas as vozes são ouvidas e respeitadas.

Ao obter esse Selo, essas instituições assumem o compromisso de fazer um censo étnico-racial e desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho, apresentando propostas que serão analisadas por um Comitê Gestor, composto de organizações representativas do segmento governamental e da sociedade civil organizada. Ao final do período a prefeitura avaliará se as empresas devem ou não continuar com a certificação.

Rose, conclui dizendo, que “receber o Selo da Diversidade Étnico-Racial é um reflexo do nosso compromisso em promover uma sociedade mais inclusiva, onde cada indivíduo, independentemente da sua origem, tenha seu valor reconhecido e respeitado. Continuamos firmes em nossa missão de ser agentes de transformação social.”