Foto: Divulgação

O Dia D de Mobilização contra a Dengue acontece amanhã (14), em todo o país. No Rio, a ministra da saúde Nísia Trindade, vai estar dando inicio a essa mobilização na Clínica da Família Adib Jatene, na Maré. A iniciativa realizada pelo Ministério da Saúde, a reúne o governo federal, estados, municípios e a população para conter o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A mobilização é um chamado importante para que cada brasileiro adote medidas simples e eficazes para conter a proliferação do mosquito. “Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas. Precisamos eliminar focos dentro de casa e descartar corretamente recipientes que acumulam água. Este é um esforço conjunto e contamos com a participação de todos”, afirma a ministra da Saúde.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde lançaram o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil.

O plano visa diminuir os casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal. A iniciativa inclui a reorganização da rede assistencial, em colaboração com secretarias estaduais e municipais, para garantir que os pacientes sejam atendidos com rapidez e eficiência.

Ao longo do dia, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias estarão uniformizados e devidamente identificados, visitando residências em todo o país. “Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental. O trabalho deles é essencial na prevenção e no controle da dengue”, lembra a ministra.

CAMPANHA: com o objetivo de reduzir os casos e óbitos por dengue, chikungunya e zika, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, que nesta primeira etapa, orienta a população sobre a importância de remover criadouros do mosquito. Além disso, traz informações sobre diagnóstico precoce, cuidados médicos, os riscos da automedicação e a localização de postos de saúde. gov.br/mosquito

COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR?

●      Grave um vídeo ou faça stories chamando seus seguidores para mobilizar amigos, comunidade e bairro para participar da ação.

●      Poste alguns dos conteúdos que produzimos, acesse aqui: https://bit.ly/3D9BHfr

●      Publique uma foto realizando alguma ação de prevenção: limpando e colocando areia nos pratos dos vasos de planta, esvaziando garrafas, etc.

*Use as hashtags: #10MinutosDePrevenção #DiaD #Tem10Minutinhos? e marque @minsaude

PARA EVITAR FOCOS DE MOSQUITOS: 

●      Esvazie garrafas pet, potes e vasos e vire com a abertura para baixo;

●      Guarde os pneus em locais fechados ou descarte em borracharias;

●      Limpe bem as calhas de casa;

●      Mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados;

●      Coloque areia nos pratos dos vasos de planta;

●      Amarre bem os sacos de lixo e disponibilize para recolhimento do serviço de limpeza urbana;

●      Não acumule sucata e entulho;

●      Mantenha o reservatório de degelo da geladeira e do filtro de água sempre limpos.

Receba bem os agentes de saúde e os de endemias.

Encontrou um terreno com acúmulo de lixo ou piscina abandonada, entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município.

PRINCIPAIS SINTOMAS (o mosquito pode causar mais de uma doença):

●  Dengue: febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos.

●      Zika Vírus: Pode causar complicações neurológicas. Perigoso para as gestantes, por haver risco de malformação do bebê.

●      Chikungunya: febre e dores articulares intensas por longos períodos.

AUMENTO DOS CUIDADOS (quem tem mais chance de ficar doente):

●      Pessoas com doenças crônicas

●      Gestantes

●      Crianças menores de 2 anos

●  Idosos acima de 65 anos