As primeiras comunidades atendidas serão: Chapéu Mangueira, Babilônia e Casa Branca.
O Instituto Acredita, em parceria com a Light, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, inicia suas atividades em três comunidades cariocas, com a missão de impactar mais de mil microempreendedores locais. A ação conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e visa capacitar os moradores das comunidades do Chapéu-Mangueira e Babilônia na Zona Sul do Rio de Janeiro, que contempla os bairros do Leme e Botafogo, e o Morro da Casa-Branca, na Zona Norte do Rio, localizado no bairro da Tijuca.
A primeira etapa do projeto, promete transformar a realidade econômica local através do incentivo ao empreendedorismo, será realizada com a participação de um time de profissionais altamente qualificados, denominados “Acreditadores”, comprometidos em oferecer atendimento de excelência e suporte estratégico para que os microempreendedores de cada localidade possam impulsionar seus negócios através do acompanhamento necessário.
O projeto foi consolidado com a principal premissa de promover a inclusão econômica e social, oferecendo aos empreendedores das comunidades assistidas um modelo de capacitação empreendedora de alta qualidade, visando profissionalizar os microempreendedores locais e proporcionar um acompanhamento contínuo para o desenvolvimento de seus negócios.
A iniciativa está voltada para promover o acesso à educação empreendedora em todas as fases, levando conhecimento, capacitação e ferramentas práticas para dentro das comunidades, acompanhando o desenvolvimento de seus negócios. Com um time de especialistas em diversas áreas, como gestão financeira, marketing, vendas e desenvolvimento de produtos, o projeto busca fortalecer a economia local e gerar novas oportunidades de crescimento para microempreendedores e nanoempreendedores das localidades.
“O Instituto Acredita é uma verdadeira ponte para os empreendedores locais. Queremos que mais de mil pessoas possam transformar suas ideias em negócios de sucesso, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento das comunidades do Rio de Janeiro. Essa é a premissa do nosso projeto, entendemos que a educação empreendedora é uma falta, e estamos levando um time de profissionais para gerar oportunidade para os microempreendedores e nanoempreendedores, que receberão todo o acompanhamento necessário.”, afirma Rafael Ponzi, Diretor Executivo do Instituto Acredita.
Com a chegada do projeto às comunidades do Chapéu Mangueira, Babilônia e Casa Branca, o projeto se propõe a atender a uma demanda crescente por capacitação e apoio ao empreendedorismo nas periferias, um passo importante para fomentar a cultura empreendedora e fortalecer a economia informal.
“Chegamos nas comunidades com o apoio e incentivo de organizações muito influentes e importantes no nosso estado, implementando um modelo de capacitação empreendedora que transforma a mentalidade do microempreendedor. O nome do Instituto carrega a força da nossa mensagem, acreditamos no potencial de quem empreende, e queremos que esse público atendido também acredite no próprio negócio”, declara Leonardo Ribeiro, Coordenador de Empreendedorismo do Instituto.
A primeira Aula Inaugural do Instituto Acredita aconteceu no último domingo, 15 de dezembro, na Estrada da Casa-Branca, e foi um evento completo para toda a comunidade. Além da apresentação do projeto, houve diversas atividades voltadas para as crianças, com contação de histórias e brinquedos pedagógicos, garantindo diversão e aprendizado para os pequenos.
O evento também contou com apresentações artísticas, lanches gratuitos no buffet, e uma roda de conversa, além de palestras sobre empreendedorismo, oferecendo aos participantes conteúdos valiosos para o desenvolvimento dos seus negócios. A segunda e terceira comunidades atendidas, Chapéu Mangueira e Babilônia, receberão a programação no dia 19 de dezembro, a partir das 18h, na Quadra da Babilônia/Chapéu Mangueira, localizada na Ladeira Ary Barroso, 66.
Segundo o sociólogo do Instituto, Paulo Magalhães, esse é o momento de testar uma nova metodologia de incentivo ao microempreendedor, com base nas pesquisas realizadas pela equipe social nas comunidades.
“Fizemos diversas pesquisas nessas localidades, para compreendermos a dinâmica econômica e social de cada comunidade assistida. Percebemos que há um déficit de conhecimento por parte do microempreendedor, quanto à gestão de seus negócios. Observamos diversos problemas que constituem a base do exercício como empreendedor, isso inclui a organização do próprio negócio, a precificação do próprio serviço ou produto, a dificuldade do uso das redes sociais a favor do próprio empreendimento, o que reflete em priorizarem os clientes internos da própria comunidade, configurando uma dificuldade de expandir o acesso. A partir de toda a análise, desenvolvemos um conteúdo totalmente personalizado, com aulas e modelos de capacitação que visam solucionar as dificuldades mais presentes no dia a dia desses microempreendedores, capacitando-os para expandir seus negócios de maneira sustentável.”
O projeto conta com o patrocínio da Light, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de contar com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Essas parcerias são fundamentais para a execução do projeto, que já começa a fazer a diferença na vida de muitos microempreendedores dessas comunidades.
A expectativa é que, com o impacto positivo nas três primeiras comunidades, o Instituto Acredita possa expandir seu trabalho para outras regiões, ampliando as oportunidades de crescimento para milhares de empreendedores de todo o Rio de Janeiro.
“A Light se orgulha de apoiar iniciativas que impactam vidas de forma positiva, como o Instituto Acredita. Por meio da capacitação de microempreendedores é possível construir negócios de sucesso e transformar comunidades. Nossa presença em todos os territórios dos 31 municípios em que atuamos no Rio de Janeiro, nos permite estar ainda mais próximos das pessoas e contribuir diretamente para o desenvolvimento de cada região.”, comenta Giovanna Curty Superintendente de Comunicação e Sustentabilidade da Light.
A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, também se manifesta sobre a importância do projeto sob incentivo da Secretaria.
“Acreditamos no potencial cultural e criativo dos territórios fluminenses. E um projeto como este do Instituto Acredita reforça a cidadania e valorização do ser humano. Este tem sido o trabalho do Governo do Rio em todas as regiões e com esta ação vamos impactar positivamente ainda mais pessoas”.
Sobre o Instituto Acredita
O Banco Acredita, criado pelo investidor Nelson Tanure, é uma iniciativa inovadora que visa apoiar microempreendedores que enfrentam dificuldades para acessar crédito em instituições financeiras tradicionais. Oferecendo microcrédito assistido, o Banco Acredita se diferencia ao proporcionar não apenas recursos financeiros, mas também um pacote completo de suporte para o desenvolvimento dos negócios.
A instituição inclui mentorias especializadas, acesso a oficinas, workshops e cursos de capacitação, além de promover encontros entre empreendedores para a geração de parcerias e novos negócios, e eventos voltados para networking e oferta de serviços. O Banco Acredita é uma extensão do trabalho do Instituto Acredita, que foca na promoção do empreendedorismo social, visando impactar positivamente as comunidades de baixa renda e gerar novas oportunidades de crescimento econômico.
O Instituto Acredita foi desenvolvido como uma organização voltada para a promoção do empreendedorismo social, oferecendo capacitação, mentorias e recursos para empreendedores de comunidades de baixa renda. Com o objetivo de gerar impacto social e econômico, o Instituto Acredita acredita no potencial das pessoas e busca transformá-lo em oportunidades reais de crescimento.
Serviço
O que: Projeto do Instituto Acredita leva capacitação para microempreendedores
Onde: Comunidades do Chapéu Mangueira, Babilônia e Casa Branca, Rio de Janeiro
Quando: Eventos Aula Inaugural
Morro da Babilônia e Chapéu-Mangueira:
Data: 19 de dezembro de 2024
Local: Quadra da Babilônia/Chapéu-Mangueira – Ladeira Ary Barroso, 66
Horário: 18h