Imagem: Reprodução / Cosme é guia de turismo e morador do Morro da Providência.

Neste sábado (10/01), o Morro da Providência, a primeira favela do Brasil, recebe o “Rolé no Morro da Providência”. Idealizado por Cosme Felippsen, guia de turismo e morador da comunidade, o passeio guiado convida os participantes a mergulharem na rica herança cultural e histórica de um dos lugares mais emblemáticos do Rio.

Localizado no bairro da Gamboa, na zona central da cidade, o Morro da Providência desempenhou um papel crucial no surgimento das comunidades cariocas. Considerado o berço do samba, o morro começou a ser povoado na década de 1890, com a chegada de soldados da Guerra dos Canudos e de famílias expulsas de cortiços.

O Morro da Providência já foi chamado de Morro da Favela, uma referência à planta “favela”, abundante na Bahia, termo trazido pelos ex-combatentes de Canudos relacionado à moradia, à ocupação. Outros nomes incluem Morro do Livramento, Morro dos Amores, Morro do Barroso e Morro do Mirante.

E por fim, o nome atual tem diferentes explicações. Em uma versão, ele foi inspirado no Rio Providência, que existia em Canudos. Em outra, providência era o que os moradores locais pediam em relação a melhores condições de moradia.


O passeio para conhecer as origens da primeira favela do país começa às 9h, no Largo São Francisco da Prainha. Entre os pontos visitados estão a Ladeira do Livramento, onde nasceu Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, e o único terreiro de candomblé ainda ativo na região conhecida como Pequena África.

O trajeto também inclui paradas em mirantes que oferecem uma vista privilegiada da cidade e um bate-papo sobre a origem da palavra “favela”.


O investimento é de R$ 89, com almoço incluso (bebidas à parte), e crianças de até 6 anos não pagam. Inscrições podem ser realizadas pelo Sympla, com preços promocionais a partir de R$ 79,90.

Para mais informações, entre em contato pelo número (21) 96772-0021.