Nesta quarta-feira (15) acontece o lançamento do livro “Grita! Histórias & poemas de impacto”, da artista Káliman Chiappini, com edição da Casa Philos e coedição da Casa da Favela. A obra nasceu a partir de quatro anos de viagens e vivências de Chiappini redor do mundo, com passagens pela Índia, África (Gana, Costa do Marfim, Tunísia), Oriente Médio (Qatar, Omã) e também Nepal, a autora mergulhou em culturas e realidades distintas, coletando relatos, sensações e reflexões que agora se transformam em poemas e narrativas de forte teor documental.
“Este livro é um chamado à ação. Ele propõe um feminismo vivido, que requer não apenas reflexão, mas transformação. Cada poema e cada história revelam como as mulheres, em diferentes lugares do planeta, resistem, subvertem e renascem.” Destaca a artista.
A obra é o primeiro lançamento da editora Casa da Favela, e propõe uma discussão sobre a urgência de garantir liberdade e direitos às mulheres — diálogo que ecoa as pautas globais de igualdade de gênero debatidas no G20, sejam no contexto pós-pandemia, sejam nos cenários de crises migratórias e conflitos internacionais.
“O livro clama pela discussão sobre a urgência de garantir liberdade e direitos às mulheres, seja no contexto pós-pandemia, seja no cenário de crises migratórias e conflitos internacionais. No lançamento, a ideia é fazer uma festa para celebrar nossos múltiplos poderes. Por isso, no dia 15 teremos sessão de autógrafos, projeções, roda de conversa, performances de poemas e apresentação de DJ”.
Superando as barreiras das linguagens para se expressar em harmonia, Káliman apresenta 100 fotografias e uma prosa poética que revela os diversos feminismos, as forças que impulsionam e os matriarcados ao redor do mundo. É uma vivência que une poesia, fotografia e, principalmente, a essência humana.
O lançamento do livro acontece nesta quarta-feira (15), durante a abertura da exposição “Serpente do mundo: memória, destino, conhecimento e liberdade”, também da artista Káliman Chiappini. No térreo do Centro Cultural Correios do Rio, com entrada gratuita, a partir das 18h.