A Bahia ganha seu primeiro Teatro de Bolso, um espaço cultural que busca democratizar o acesso à arte e fortalecer a cena teatral no estado. Localizado no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, o teatro estreia no dia 31 de janeiro. “O teatro de bolso vai valorizar ainda mais a região e agregar arte à vida dos moradores”, destaca Alê Nereu, educadora, conselheira de cultura, atriz e curadora do espaço. Com a proposta de levar cultura a um público mais amplo e diversificado, o Teatro de Bolso surge como um projeto inovador que visa criar uma atmosfera acolhedora e de proximidade entre artistas e espectadores.

O espaço, que fica dentro do Shopping Boullevard, Avenida Praia de Itapuã, n 1137 – Vilas do Atlântico, onde já funcionou um cinema, está sendo revitalizado para acolher apresentações teatrais destinadas a pequenos públicos. “Estamos reformando o espaço e transformando o ambiente para receber os amantes das artes cênicas. Consertamos cadeiras, instalamos caixas de som, iluminação, palco… Adaptamos toda a estrutura para que o lançamento e as próximas apresentações fluam da melhor forma”, detalha Nereu.

Desde 2010, existe uma lei que torna obrigatório que shoppings centers tenham teatro em suas dependências. A legislação, que alegraria o setor cultural, não foi regulamentada até então. “O que é uma pena. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a lei pegou. Na Bahia, o Shopping Boullevard é o primeiro a chegar com essa proposta”, explica Nereu, que lamenta a falta de visão de governantes e empresários. “A cultura e a arte devem estar em todos os lugares. Devemos nos engajar para que surjam outras salas de teatro em shoppings”, defende.

Compacto e com capacidade para 100 lugares, o teatro de bolso do Shopping Villas Boullevard é um ambiente acolhedor, que promete comodidade e segurança para plateia e artistas. Com tablado menor e mais próximo do público, as apresentações  proporcionarão momentos de ricas trocas.

Estreia

A inauguração já tem programação definida. A irreverência do grupo baiano A Bofetada da Cia Baiana de Patifaria abre a pauta do teatro de Bolso com as icônicas personagens do espetáculo Fanta e Pandora uma folia em Vilas do Atlântico na sexta-feira 31/01 e 09/02, às 20h.

A última vez que a dupla de professoras se apresentou em Vilas do Atlântico foi em 2009 e deixou saudades. “Inaugurar um novo espaço cultural é sempre motivo de imensa alegria”, frisam os atores Lelo Filho e Rodrigo Villa. Aos sábados, o espetáculo infantil A menina que roubava lixo convida crianças e famílias para uma divertida viagem pelo mundo da dramaturgia de alta relevância ambiental.

Com um desejo gigante de trazer arte para Vilas do Atlântico, o projeto Teatro de Bolso promete diversificar a programação cultural da região, oferecendo aos baianos e turistas alternativas de cultura, lazer e entretenimento em um formato compacto, seguro e inovador, atraindo uma nova audiência para a arte teatral. O teatro de bolso visa impulsionar a economia local, movimentando o setor de entretenimento e criando novas oportunidades de emprego e visibilidade para artistas baianos. “Nossas pautas e portas estarão abertas para todos que apreciam a arte e cultura”, convida Nereu.

Nos dias 01/02, 08/02 e 15/02, as apresentações serão às 17h, com o Espetáculo infantil A menina que roubava lixo