No próximo sábado (8), os contadores de histórias baianos Cici de Oxalá e Mario Omar, farão a aula-espetáculo “Oratura”. O evento tem entrada gratuita e promete uma imersão na tradição oral bantu, fortalecendo a transmissão de saberes ancestrais. A iniciativa visa proporcionar um espaço de compartilhamento cultural através da narração de contos, provérbios, cânticos e musicalização africana. A programação começa a partir das 19h, o Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Segundo os organizadores, a atividade é voltada para professores, educadores sociais, contadores de histórias, comunidades de religiões de matriz africana e afro-brasileira, além de todas as pessoas negras que se identificam com o tema.
Considerada uma das maiores contadoras de histórias do século XX, Nancy de Souza, 83, conhecida como Cici de Oxalá, é um dos principais pilares para a tradição oral no mundo. Nascida no Rio de Janeiro e radicada baiana, a mestra griô mantém viva as tradições afro-brasileiras e da Oratura Banto, sendo condecorada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia.
Para Mario Omar, pesquisador da tradição oral, o evento é uma oportunidade de fortalecer a propagação do conhecimento empírico e manter viva a cultura africana no Brasil. “Levar para São Paulo essa vivência que fala sobre a Bahia e as tradições iorubá e bantu será uma experiência cheia de axé. Vamos fazer uma roda de saberes ancestrais pautados pelos conhecimentos antigos”, destaca Omar.
A arte da narração oral, que antecede a escrita, sempre desempenhou um papel essencial na socialização e transmissão do conhecimento. Os contadores de histórias, conhecidos como os “reis da palavra” em diversas culturas africanas, adaptam suas narrativas para os mais variados espaços e públicos. Hoje, essa tradição resiste e se reinventa em palcos urbanos, reforçando a importância da memória coletiva e da oralidade para a cultura afro-brasileira.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas