Francamente, este termo é bem original para lembrarmos a destruição dos CIEPS. Francamente vem de Moreira “Franco” aquele que sucedeu o governo Brizola. A ideologia política mal versada, só serve para obscurecer verdades absolutas.
O PT e PDT, surgem no mesmo momento, quando a esperança do nosso povo historicamente sofredor era muita. Os dois defendiam o proletariado com visões socialistas. A ditadura e seus defensores, sentiam-se acuados. Os Cem mil foram às ruas e proclamaram um, agora vai! Não foi. Veio o Moreira franco fantasiado de gato angorá e arranhou as esperanças. O Rio de Janeiro sofreu um dos seus maiores retrocessos. Todo o programa de Paulo Freire e Darci Ribeiro foi para as águas profundas…
O PT, na disputa pelo poder, divergia pejorativamente do PDT, enfraquecendo a luta popular, favorecendo assim, os oportunistas de plantão. Podemos citar como exemplo, o bêbado equilibrista Marcelo Alencar. Mais conhecido como governador de botequim de esquina. Seus filhos Marco Aurélio e Marco Antonio, foram para o Tribunal de Contas em seu governo. Se olharmos bem para esses nomes, vamos perceber que eles nos lembram uma espécie de triunvirato romano. Só faltou o Marcelo Alencar mudar o seu nome para Júlio Cesar. Até que ele tentou fazer do Rio de Janeiro o seu império, fundando o PSDB, mas os deuses estavam do lado do povo e o protótipo de governador teve uma cirrose. Ainda assim, conseguiu trazer para o seu secretariado, um general, o Cerqueira, aquele que comandou a emboscada que resultou na morte do Capitão Lamarca no interior da Bahia.
Tanto Moreira Franco como Marcelo Alencar, foram responsáveis diretos pela péssima qualidade do ensino público no Rio de Janeiro. Ninguém tem dúvidas de que se estivessem funcionando os CIEPS programados por Brizola, a violência e a criminalidade estariam sobre controle. Mas como neste país, a cultura de extermínio dos pobres, negros, favelados e índios continua em voga, nada mudou. Lula sentou à mesa para almoçar com Antônio Carlos Magalhães e José Sarney, logo, a esperança até venceu, mas o medo continuou.
Voltando aos francos, agora francamente, será mais difícil mandar este gato angorá para SUÍPA (Sociedade Protetora dos Animais), pois ele acaba de ganhar imunidade no Ministério da Presidenta Dilma. Miau…!
RUMBA GABRIEL – FUNDADOR E COORDENADOR DO MPF – MOVIMENTO POPULAR DE FAVELAS