TRILHA CARIOCA REALIZA EVENTO NO MORRO DA FORMIGA

trekking formiga
Atividade que une esporte, ecoturismo e integração de pessoas aposta em áreas pacificadas

No dia 22 de setembro, domingo, acontece no Morro da Formiga a mais uma etapa do Circuito Trilha Carioca de Trekking de Regularidade. O esporte, que tem os mesmos fundamentos do rali de carro, só que praticado a pé, e em lugares onde existam caminhos ou trilhas em meio à natureza.

O evento existe no Rio de Janeiro há 14 anos e reúne cerca de 200 pessoas divididas em equipes das mais diversas idades e classes sociais. Com o projeto de pacificação, algumas comunidades da cidade voltam a ser utilizadas como referência para a prática do esporte, que tem regras e regulamento a serem seguidos e que podem ser conferidos pelo site www.trilhacarioca.com.br

O jornalista e empresário, Cadu Freitas, aposta que a marca que carrega um sobrenome de peso está de volta às suas origens. “Há alguns anos quando trouxe o trekking de São Paulo para o Rio realizava as trilhas em áreas na região metropolitana. Infelizmente, a estratégia teve de ser reavaliada com o problema da violência. Ano passado quando realizava uma das etapas fora do município, recebi o convite do Leonardo Hersen, arquiteto e paisagista para conhecer as trilhas do Salgueiro, na Tijuca. Fiquei encantado e começamos os contatos com a comunidade local e a ACIT – Associação Comercial do Bairro. Solicitamos o apoio da Subprefeitura da Grande Tijuca e da UPP do Salgueiro. O projeto foi adiante e duas etapas foram realizadas. A intenção é diversificar e aumentar as oportunidades, mas sempre com  foco na integração comunidade-asfalto, deixando legados positivos por onde passarmos”. E conclui, “Agora chegou a vez do Morro da Formiga, que há três anos está pacificada. A receptividade foi enorme e percebemos o belo trabalho realizado pela equipe do Mutirão de Reflorestamento e nos ajudou bastante. O grupo conta com a orientação da Secretaria de Meio Ambiente do Município. O lugar é lindo, com muitas trilhas, belos visuais, pequenos riachos e duas cachoeiras. Um dos itens importantes é a máquina fotográfica”. Afirma Cadu Freitas.

Apoio e participação integrada

A Trilha Carioca está batizando o evento de TREKKING+CIDADANIA.  A ideia é mostrar aos cariocas que o projeto está em fase inicial e que precisa do apoio e da confiança de todos, para ajustes e mediante cobranças da sociedade que antes não tinha acesso às comunidades. O apoio dos órgãos de segurança como as UPPs, tem sido pontual e com boa interlocução entre as associações de moradores e a organização. Inclusive, nesta etapa, haverá  uma disputa saudável entre uma equipe da UPP Formiga em uma outra chamada Turma da Formiga, com moradores. É fato que os policiais dessas unidades estão preparados para quebrar o paradigma de que numa organização se há uma falha, nem todos podem ser culpados.

O novo desafio conta com o apoio da Associação de Moradores da Formiga, da ACIT – Associação Comercial da Tijuca, da Subprefeitura da Grande Tijuca, da SMAC, através do grupo de Mutirão de Reflorestamento e da UPP Formiga, e é uma realização da Trilha Carioca Eventos, empresa legalizada no município.

Apoio socioambiental

propostas fazem parte da dinâmica: a arrecadação de doações e recolhimento de pilhas e baterias em cada etapa. Nessa específica, quem colaborar pode concorrer ao sorteio de prêmios dos apoiadores do evento, como Outback e Trem do Corcovado.

Entenda o esporte:
Os competidores se reúnem em equipe para caminhar numa trilha ou caminha de terra ou asfalto com ajuda de mapa de navegação, contagem de passos para achar a referência e bússola. Existem dois níveis: os mais experientes e os aspirantes. Monitorados por GPS, os grupos tem que andar num tempo correto, sem correr ou andar lento demais. Por isso o nome de Trekking de Regularidade. A segurança dos atletas é feita por uma equipe especializada com profissionais capacitados e com larga experiência.