A Academia Brasileira de Letras (ABL), em parceria com a Festa Literária das UPP’s (FLUPP), inaugura nesta terça-feira, dia 22, a exposição “Raul Pompeia e Aluísio de Azevedo: Educação e Moradia na Literatura Nacional”, na estação de Bonsucesso, no Teleférico do Alemão, zona norte do Rio. O evento, apoiado pela Globo, terá leituras de trechos de livros dos dois autores, cujas obras discutem algumas questões centrais para a sociedade brasileira, como temas que envolvem a história e a vida das camadas populares que vivem na periferia das grandes cidades.
Para homenagear o centenário da morte de Aluísio de Azevedo e 600 anos do nascimento de Raul Pompeia, o curador da exposição, o poeta Alexei Bueno, ex-diretor do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, selecionou diversas imagens inéditas desses dois fundadores da literatura brasileira. A mostra terá ainda uma linha do tempo que narra o processo evolutivo das favelas cariocas, selecionadas com o Instituto Pereira Passos, também parceiro da exposição.
A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, que pela primeira vez volta ao Complexo do Alemão depois da pacificação, também participa do evento levando muita música à comunidade.
Entrada livre