Com patrocínios de Itaipu, Sebrae e BNDES, a ABCCOM – Associação Brasileira de Canais Comunitários e a ACESP – Associação de Canais Comunitários do Estado de São Paulo realizam o “Fórum Brasil 2013 – TVs Comunitárias em Primeiro Lugar”, em Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2013.
O Fórum será um espaço dialógico de interação e troca, de análise, de informações e de aprendizagem, de debate sobre os desafios, financiamento e desenvolvimento das atuais TVs Comunitárias; a criação de Canais Comunitários em todos os municípios com TV a cabo; a construção de uma plataforma digital das TVs Comunitárias; acesso aos recursos do Fundo Setorial Audiovisual da Ancine para produção própria dos canais; acesso aos recursos da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, responsável pelas emissoras do campo público; aprovação de projetos de lei de interesse dos canais no Congresso Nacional; e a viabilização das duas “TVs Comunitárias”, através da multiprogramação do Canal da Cidadania/SBTVD, nos 5.570 municípios brasileiros conforme Portaria 489, de 18/12/2012, do Ministério das Comunicações.  O Fórum será também um momento de comemoração pela grande vitória obtida por meio da Portaria 489, de 18 de dezembro de 2012, do Ministério das Comunicações que regulamentou o Decreto 5820/2006, que criou o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, o SBTVD-T.
O Fórum realizará duas plenárias dentro do Congresso Nacional: uma na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, no dia 18, sob o comando da senadora Ana Rita (PT-ES); e outra na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, no dia 19, coordenada pela deputada Jandira Feghalli (PC do B – RJ) e pelo deputado Roberto Santiago (PSD-SP), que preside a Frente Parlamentar de Defesa das TVs Comunitárias.
O Fórum terá nove mesas no total, que servirão para reforçar as conquistas das TVs Comunitárias, pressionar o governo brasileiro e o Congresso Nacional a adotarem uma política de mídia comunitária para o Brasil e de aprendizado para quem estiver interessado em fazer parte da construção das TVs do campo público e a mobilizar os prefeitos a fim de municipalizar a nossa comunicação.
A íntegra da programação pode ser acessada no site www.forumabccom2013.com. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo mesmo site. A Abccom concederá certificado de participação no Fórum.
Fonte:  Imprensa ABCCOM
1378129_688809211132379_454163327_n