Neste sábado, dia 9 de novembro, os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano, realizaram uma feira para celebrar o fim dos 18 meses de curso, na quadra da Escola Municipal Ernesto Che Guevara, no bairro Chatuba. No evento, a turma de Turismo pode falar de temas que aprendeu nas aulas do programa, como conceitos de alimentação saudável, cidadania e violência contra a mulher e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).  Quem passasse pelo local poderia cortar o cabelo por R$ 2, mesmo valor das guloseimas vendidas. Havia também um brechó, com peças a R$ 1. Tudo feito e organizado pelos alunos.

O dinheiro arrecadado será utilizado para a formatura dos cem participantes do Projovem, no dia 4 de dezembro. Para o coordenador do programa Vinícius Deluna, o mais importante, além do aprendizado, são a qualificação social e os conceitos de cidadania passados. “Aqui, a gente dá uma formação básica, de nível Fundamental porque a ideia é que eles continuem a estudar na área técnica, de nível Médio. Ao fim do curso, muitos alunos são encaminhados para o mercado de trabalho. Para nós, isso é o mais importante”, afirma.

Um exemplo disso é a estudante Daiana Reis, de 27 anos. Graças ao Projovem, ela conseguiu fazer um curso pelo SENAC de auxiliar de cozinha, na Tijuca. Quando terminar, ela pretende fazer parte do Pronatec, como técnica de Gastronomia para, em seguida, entrar para a faculdade de Gastronomia. “Meu sonho é abrir meu próprio restaurante. São tantas novidades, porque o que a gente faz em casa é completamente diferente. Lá, eu aprendi a fazer caldos, quiches, cupcakes, os cardápios são maravilhosos”, conta.

A nova turma será na área de Administração, com formação em almoxarife, arquivista, office-boy e contínuo. As inscrições terminam no dia 30 desse mês e podem ser feitas nos seguintes locais: escolas municipais Santos Dumont (Santo Elias), Ernesto Che Guevara (Chatuba) ou na secretaria de Educação da cidade, na Rua Aluísio Pinto de Barros, 422, no Centro.  Os documentos necessários são RG, CPF, histórico escolar ou declaração e comprovante de residência. Mais informações através do telefone 3763-6283.

Pro Jovem 04 (1)