O Museu Sankofa Memória e História da Rocinha em parceria com o Instituto Moreira Salles e o apoio do C4 Biblioteca Parque da Rocinha, realiza, no dia 01 de maio, a exposição “Ambulantes Ontem e Hoje”. Em comemoração ao Dia do Trabalhador, as imagens ficarão expostas no C4 Biblioteca Parque da Rocinha.
Inspirada na obra centenária de Marc Ferrez “Ambulantes”, em contraponto com imagens da Rocinha atual de Flávio Carvalho, a exposição é tanto uma obra de arte fotográfica quanto o resultado de uma pesquisa histórica na Rocinha, fundamental para a memória social brasileira.
Apresentar, lado a lado, passado e presente, não se trata unicamente de um exercício de memória, mas de um planejamento em direção ao futuro. Haverá semelhanças e a impressão de que nada ou pouco tenha mudado traz, por outro lado, a noção de diferenças irreconciliáveis em um tempo que foi deixado para trás e que jamais voltará. Se antes eram anônimos e despersonalizados, hoje são Josés, Elenitas e Robérios. Contraditórias figuras do cotidiano: marcantes e invisíveis estão lá com certeza, chova ou faça sol.