Novos colaboradores

Depois de Rio de Janeiro e Brasília, Curitiba (PR) deu os primeiros passos para a expansão da Agência de Notícias das Favelas no estado do Paraná. Nos dias 05 e 06 de setembro, o jornalista fundador da ANF, André Fernandes, esteve na cidade para lançar seu livro “Perseguindo um Sonho – A história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo” e também para agregar colaboradores para esse novo desafio.

Na sexta-feira, o jornalista conheceu algumas favelas da cidade, como a Vila Torres, observando as diferenças e peculiaridades da região e fez contato com a liderança local e pessoas que já lutam para transformar a realidade.

Além disso,  André Fernandes realizou uma palestra aos alunos de Jornalismo da UNIBRASIl , na qual compartilhou um pouco de sua história e da proposta de democratização da informação da ANF.

A palestra despertou o interesse de alguns alunos em fazer parte dessa iniciativa, como a aluna do segundo ano de jornalismo Thayna Peres.  “O que eu mais gostei foi o fato da ANF mostrar a realidade das favelas de dentro pra fora e não de fora pra dentro, como a maioria dos veículos da comunicação faz” comentou. Thayna, de 19 anos, que decidiu fazer parte da equipe e iniciar a  ANF em Curitiba, acreditando no poder libertador da comunicação.  “Espero realmente fazer uma mudança considerável nas comunidades. Proporcionando mais possibilidades de crescimento na vida dos moradores”.

O lançamento do livro “Perseguindo um Sonho” ocorreu no dia 6 de setembro,  na Livraria Cultura, a qual também tornou-se mais um ponto de vendas da obra. A tarde de autógrafos atraiu pessoas de diversos setores da sociedade, interessados e curiosos para conhecer o trabalho do jornalista.

Para André Fernandes, o livro acaba se tornando também uma ferramenta para conquistar novos colaboradores para a ANF. “As minhas expectativas são boas aqui para a Curitiba. O lançamento do livro é muito importante, mas principalmente quero iniciar a proposta da ANF aqui. Já conheci pessoas interessadas e espero que futuramente consigamos uma filial e estruturar um escritório. Vir para cá foi um início para isso” disse o escritor.

O próximo destino do autor do livro é a Europa: Portugal, Espanha e Itália, onde haverá o lançamento de seu livro, e até outubro já está prevista a segunda edição da obra, chegando a mil exemplares vendidos em seis meses.

livraria cultura