Os eventos contam com debate, shows, performance de passinho, grafite, projeções e campeonato de skate.
No próximo sábado, dia 20 de setembro, o Travessias 3 – Arte contemporânea na Maré, uma realização do Observatório de Favelas e da produtora Automatica, promoverá o primeiro de uma série de encontros, que serão realizados ao longo da exposição.
O encontro começa no Centro de Artes da Maré e trará o tema “Corpo também é cultura!”. Para debater o assunto, participarão nomes como Carmem Luz, diretora e coreografa da Cia Étnica de Dança; Daniel Tucci, artista e tatuador; Ronald Sheik, dançarino do grupo Na Batalha; e Nayse Lopez, jornalista e crítica de Dança. A apresentação será da artista Dora Longo Bahia.
Na atividade, serão abordadas as seguintes questões: Como nos expressamos por meio do nosso corpo hoje? O corpo é também lugar para transgressão? Corpo é força e beleza? Corpo é um mercado de consumo? Tem arte que liberta o corpo? Tudo isso será debatido com pessoas que pensam e agem sobre o corpo. Um corpo que também é território para o contemporâneo – na dança, na tatuagem, na virilidade, na estética, no consumo.
Logo após, as ações continuarão no Pontilhão Cultural, onde o Travessias promoverá shows das bandas Cão (Dora Longo Bahia, Bruno Palazzo, Maurício Ianês e Ricardo Carioba) e Ágona, além de campeonato de skate, mutirão de grafite, projeções e intervenções
Os eventos são abertos ao público e têm entrada gratuita.
Sobre o Travessias 3
Aberta ao público no dia 23 de agosto, a exposição Travessias – Arte Contemporânea na Maré chega ao seu terceiro ano de atividades se consolidando como um projeto de reflexão e discussão sobre a arte contemporânea e as transformações do espaço urbano na atualidade.
Com organização do artista plástico carioca Daniel Senise, o projeto reúne trabalhos inéditos e de acervo dos artistas Barrão, Dora Longo Bahia, Sandra Kogut, Mauro Restiffe, Jonathas de Andrade, Cao Guimarães, Luiz Zerbini e dos fotógrafos do Imagens do Povo, programa realizado pelo Observatório de Favelas.
Uma realização do Observatório de Favelas e da produtora Automatica, Travessias 3 fica em cartaz, gratuitamente, até 16 de novembro, no Galpão Bela Maré.
Programação 20 de setembro (sábado):
Centro de Artes da Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil)
16h às 18h: Encontro “Corpo também é cultura”
Performance Passinho
Pontilhão Cultural (Rua Praia de Inhaúma s/n – Maré/ Em baixo do viaduto da Linha Amarela)
19h: Campeonato de Skate
20h: Show Cão (SP)
21h: Ágona (RJ)
Mutirão de Grafite/Projeções/Intervenções
Entrada gratuita