Pesquisas recentes revelam que, apesar de ter crescido o acesso de jovens à universidade nos últimos anos, o percentual de quem frequenta esse nível de ensino no Brasil ainda é pequeno em todo o país e menor que muitos países vizinhos, como Argentina, Venezuela, Chile e Bolívia. São apontados como causadores dessa defasagem aspectos socioeconômicos e culturais, com destaque para a renda familiar, a possibilidade de se dedicar somente aos estudos e de frequentar cursos preparatórios, bem como o nível de escolaridade dos pais.
Para discutir o tema, a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) vai realizar o debate “Acesso à Universidade”, nesta terça-feira, dia 4 de novembro, das 18 às 21h, em seu auditório, à Rua da Alfândega, 8/7º andar, Centro, RJ. O evento será mediado pelo deputado estadual Gilberto Palmares, coordenador da Elerj, e contará com as presenças da professora Celina Costa, diretora do Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ; da professora Vânia Teixeira, diretora de Tutoria da Fundação CECIERJ; e integrantes do Grupo de Suporte à Orientação Acadêmica/ CECIERJ.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail escola.cultural@alerj.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2588-1373.
Ciclo de debates
O debate “Acesso à Universidade” faz parte do Ciclo de Debates da Escola do Legislativo, evento que, desde 2011, promove discussões sobre assuntos de interesse dos mandatos e da população do estado.
Conheça outros eventos do Ciclo de Debates promovido pela Elerj e mais detalhes das atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo no site www.alerj.rj.gov.br/elerj.