Série discute o uso do livro e da leitura na Biblioteca Parque Estadual. Mariana de Moraes, Marcelo Yuka, Leonardo Villa-Forte, Heloísa Buarque de Hollanda e Virgínia Cavendish estão entre os convidados
Ambientada na Biblioteca Parque Estadual – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura –, “A Biblioteca de Grifos de Waly Salomão” apresenta, além da exposição, jogos de leituras com mediação da filósofa Rosa Dias. São encontros com artistas e intelectuais para discutir, a partir de diferentes pontos de vista, o uso do livro e da leitura como subsídio para a criação. A série conta com as participações de Mariana de Moraes e Marcelo Yuka (foto) (7 de novembro), Julio Diniz e Daniel Castanheira (19 de novembro), Julieta Sobral e Heloísa Buarque de Hollanda (27 de novembro), Cabelo e Miguel Jost (4 de dezembro), Virgínia Cavendish (6 de dezembro) e José Thomaz Brum e Luiz Zerbini (12 dezembro). Os curadores do projeto, Anna Dantes e Omar Salomão, também participam de um bate-papo com o público no dia 6 de dezembro.
A cantora e atriz Mariana de Moraes e o músico e pensador Marcelo Yuka abrem a série em novembro, no auditório Darcy Ribeiro, dia 7, às 18h, em um encontro onde leitura é ritmo. Os artistas vão mostrar que leitura é música, mesmo quando silenciosa. Na mesma semana, o artista e escritor Leonardo Villa-Forte – responsável pelos “Paginários”, painéis que fazem parte da exposição e estão na Rua da Alfândega e na estação Central – inicia a oficina Remix Literário. As aulas acontecem dias 8 e 15 de novembro, das 15h às 18h, e têm como objetivo praticar uma relação não tradicional com textos e livros. Leonardo conduzirá os participantes em atividades de seleção, recorte, marcação e colagem com os textos, intervenções em seus conteúdos e formas. Ao final da oficina, será montado um novo “Paginário”, como parte da exposição.
No dia 19 de novembro, o professor e pesquisador Julio Diniz bate um papo com o artista sonoro Daniel Castanheira.O encontro no auditório Darcy Ribeiro, às 18h, vai falar sobre a leitura das pistas e vestígios no processo de criação textual. Para fechar a programação de novembro, dia 27, Julieta Sobral, fotógrafa e designer gráfica, se encontra com Heloísa Buarque de Hollanda, professora. A atividade aborda o livro pela capa ao debater o design das publicações, às 18h, no mesmo auditório.
O primeiro encontro de dezembro, dia 4, conta com as participações de Miguel Jost, pesquisador musical, e do artista plástico Cabelo, que vão discutir a leitura como influenciadora de uma proposta artística, no auditório Darcy Ribeiro, às 18h. A atriz Virgínia Cavendish recebe convidados para uma leitura dirigida de trechos do livro “Me segura qu’eu vou dar um troço”, de Waly Salomão, no dia 6 de dezembro. A leitura dramática acontece no auditório, às 17h. Logo após a apresentação, Anna Dantes, Omar Salomão, Vera Saboya – diretora da BPE -, e o pesquisador Fred Coelho batem um papo com o público presente. Para encerrar a série de encontros, dia 12 de dezembro, o filósofo José Thomaz Brum e o artista multimídia Luiz Zerbini conversam sobre a filosofia da leitura, às 18h, no auditório Darcy Ribeiro.
Exposição fica em cartaz na BPE até 14 de dezembro
Waly deixou como herança um acervo particular de oito mil títulos, muitos deles repletos de intervenções realizadas durante a leitura. São frases e composições gráficas que comentam textos de outros autores e compõem parte essencial da arte de Waly Salomão. A mostra na Biblioteca Parque Estadual conta com uma seleção desses títulos e cartazes com reproduções dos textos grifados. São anotações feitas com canetas coloridas, poemas inéditos e desenhos que conectam ideias e pensamentos, mostrando um pouco da intimidade intelectual do autor e seu olhar estético único. O visitante será, assim, capaz de se colocar no lugar de Waly Salomão e acompanhar todos os processos e catarses que marcaram seus momentos de leitura.
A exposição conta com o patrocínio do MetrôRio e o apoio do Instituto Invepar. A Biblioteca Parque Estadual fica na Av. Presidente Vargas, 1.261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ