O livro Cativeiro Carioca – perseguição aos Capoeiras nas ruas do Rio de Janeiro (1888 – 1930) é um ensaio sobre a prática de capoeira e a perseguição aos negros, ex-escravos e seus descendentes no Rio de Janeiro nos oitocentos, sendo fruto de pesquisas sobre cultura afro- brasileira, bem como a experiência do autor Gabriel Siqueira como capoeirista.
Por esse motivo, sua visão do mundo desse jogo/luta ultrapassa as fronteiras da Academia e se insere na vida cotidiana dos grupos de capoeira do país.
Como afirma Gabriel, a cidade do Rio de Janeiro se transformou em um grande cativeiro onde negros, principalmente capoeiras, eram vigiados, cercados, presos e oprimidos.
A relevância desse livro centra-se no interesse do autor em chamar a atenção dos pesquisadores e estudiosos para as representações sociais e culturais da capoeira.
O lançamento acontecerá na capela Ecumênica da UERJ, no dia 13 de Maio, às 18 h o autor participará de uma mesa redonda com a presença da professora titular de história da América da UERJ, Maria Teresa Toribio e a mestre Sheila Capoeira, após o lançamento haverá Roda de Capoeira e Maculelê.