A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), iniciam nesta terça-feira (05) mais duas turmas do projeto ViraVida, voltado para inserção socioprodutiva de adolescentes e jovens vítimas de violência sexual. A aula inaugural acontece às 10 horas, no auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, à Avenida Niemeyer, 776, em São Conrado, na Zona Sul.
A iniciativa capacitará quarenta jovens com idades entre 16 e 21 anos, em cursos gratuitos de cabeleireiro e beleza, e de serviços administrativos. A capacitação ocorrerá em um salão modelo, montado especialmente para o projeto, e colocará os alunos em contato com profissionais atuantes no mercado de beleza. A qualificação também contempla questões relacionadas à saúde, com atendimentos odontológicos, educação continuada e atendimento psicossocial, promovendo o desenvolvimento profissional e humano dos participantes.
A SMDS mantém um serviço de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes dedicados exclusivamente ao atendimento deste público nos 14 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da cidade. Nestes locais, o município realiza o atendimento psicossocial e garante o acesso da vítima e de seus familiares à Rede de Serviços da Prefeitura do Rio. Dentre os programas e projetos oferecidos para este público estão o Jovem Protejo e o ProJovem Adolescente.
Para denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Além do telefone, os denunciantes podem procurar atendimento nos Conselhos Tutelares do município do Rio de Janeiro.