evento

O Brasil é o terceiro país do mundo com maior população carcerária, e já não é novidade as condições desumanas dos nossos presídios. A falta de estrutura, celas superlotadas, violência física e moral são parte de um sistema prisional extremamente precário. Estima-se que 70% dos presos reincidem no crime após o cumprimento da pena, mostrando, mais uma vez, a falência de nossas prisões. Em contraponto, as medidas socioeducativas para menores infratores têm um indice de reincidência de 20%. Neste contexto, a pauta do Congresso Nacional é a Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos, e, infelizmente, conta com um grande apelo popular.

Estudantes, militantes, órgãos governamentais e não governamentais decidiram reunir um Comitê Contra a Redução da Maioridade Penal com o objetivo de barrar a proposta e conscientizar a população dos riscos da sua aprovação.

Ninguém nasce bandido!
A redução da maioridade penal atinge diretamente o jovem da periferia, reflexo da falta de oportunidades e condições de ascenção social. Em um sistema desigual, propostas como estas, só reafirmam a falência da raiz do problema: a educação.

A Conceito Arte abre as suas portas para o SARAU CONTRA A REDUÇÃO em parceria com o Comitê Gaúcho Contra a Redução.
Faremos uma mostra de vídeos relacionados ao tema com direito a pipoca e roda de conversa; cartunistas de Porto Alegre irão expor cartuns que retratam as 18 razões contra a redução; e a banda Bate & Sopra fará o encerramento.

Mais informações no evento: https://www.facebook.com/events/1627581990811933/?fref=ts
Localização: Praça Oliveira Rolim, Vila Elizabeth – Sarandi
Contato: rs-contrareducao@googlegroups.com