Caboclinhas, é um evento artístico, que tem como principal referência a Música Regional e os ritmos Afro Latino Americanos. Criado em 2013 pela cantora, Lizza Dias, que possui um forte destaque na música popular brasileira, uma gaúcha, que mora no Rio de Janeiro há oito anos e reside na Região Portuária há cinco anos.
O palco principal do evento é o Largo de São Francisco da Prainha, localizado dentro do Circuito da Herança Africana e os estilos musicais populares de regiões como o Norte, destacando o Carimbó, o Sudeste com o Samba de Partido Alto junto com a Congada de Minas Gerais, o Sul com a Milonga, o Centro Oeste com a Moda de Viola e o Nordeste com o Forró, Maracatu e o Coco incluindo as músicas afro brasileira da Bahia como Afoxé, Ijexá, o Samba Duro entre outros ritmos uruguaios com forte influencia do Tambor.
Na sexta, dia 7 de Agosto, a partir das 17h Caboclinhas retorna ao largo da Prainha, além da musicalidade contagiante a culinária, a moda e o artesanato, que fazem parte da paisagem sonora do evento incluindo as participações especiais de Thaís Villela, Projeto Zé Tambozeiro e a Banda CandomBeats ministrando oficinas de tambores.
E os convidados especiais são: A instituição GRAN Quilombo e Selma Candeia, filha do saudoso sambista e compositor Candeia, Nilcemar Nogueira, filha do grande cantor e compositor Cartola onde atua como diretora do Instituto que leva o nome do artista e a gestora de carnaval, Sayonara Barbosa.