Salvador: Bairro da Paz mostra talentos e valoriza sua história

Integrantes do projeto "Salvador por Dentro" fotografam o Bairro da Paz (Créditos: Reprodução internet)

De Salvador

Depois de um período sem publicações, voltei para relatar toda a movimentação do mês de novembro no Bairro da Paz, em Salvador. A cada ano, as atividades ficam mais intensas e amplas, e sempre há novidades. O novembro de 2016 no bairro foi recheado de atividades voltadas para o debate da consciência negra, educação, cultura e esporte. Nas escolas, ONGs, espaços comunitários, instituições religiosas e nas ruas, todos esse locais serviram para o desenvolvimento das atividades. E, por consequência de ações positivas e que valorizam a autoestima dos moradores, muitas ações tiveram suas amostras de talentos que ultrapassaram o perímetro do bairro e alcançaram outra região do pais.

 

Talentos do Bairro da Paz:

No inicio do mês, o estudante Iuri Carvalho, morador do Bairro da Paz, representou o Estado da Bahia no Congresso Brasileiro de Química em Belém do Pará. Houve uma campanha de solidariedade para arrecadar os custos da viagem (passagem, alimentação e hospedagem). Iuri divide o tempo dos estudos com a orquestra Neojiba.

No concurso de beleza Garota BCS 2016, realizado pela Base Comunitária de Segurança, o Bairro da Paz ficou em evidência através da moradora Vitória Ribeiro. Ela ficou em segundo lugar. A disputa do prêmio foi bem acirrada, com candidatas de outros 16 bairros.

 

Ações socioculturais desenvolvidas no Bairro da Paz:

Aí está a equipe responsável por fotografar o Bairro da Paz no Projeto “Salvador por Dentro” da Fundação Pierre Verger. As fotos vão fazer parte da exposição “Paisagens Urbanas”, no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra.

 

O Bairro da Paz sediou recentemente o primeiro campeonato de boxe infanto juvenil.

 

Também tivemos a ação realizada pela academia de capoeira do mestre Paulo dos Anjos, Anjos de Angola.

 

O Instituto Socioeducacional Apompaz apresentou o seminário “Nova Reforma do Ensino Médio: O Desafio de uma Sociedade que Pensa”.

 

Ontem, a banda Futuro do Reggae fez um show com Seu Jah no Espaço Natural.

 

Na terça, teremos um debate sobre consciência no Centro de Referência e Ação Social.

 

Agradeço a toda equipe da ANF pela oportunidade e espaço para publicar ações referentes ao Bairro da Paz. Juntos somos mais fortes.

Artigo anteriorPrecisamos remar contra essa maré
Próximo artigoFeira Preta leva afroempreendedorismo à Praça Mauá
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.