Na categoria adultos, que será de 7 KM, o percurso ultrapassa a área do Parque e avança pelo terreno do Exército, com terra batida, muito cascalho e diversas subidas. Na categoria Kids, as divisões serão: 2-3 anos (25 metros), 4-5 anos (50 metros), 6-7 anos (100 metros), 8-9 anos (200 metros) e 10-12 anos (300 metros). Já a corrida para pessoas com deficiência, dividida em deficiência intelectual, visual e motora, a distância será de 2 KM. Todos os participantes vão receber medalha.
Dois grandes exemplos de superação prometem ser as estrelas da corrida: os cadeirantes Jonas Licurgo, de 47 anos, e Fernando Ottoni, 38. Eles já têm muita experiência com esporte, pois são atletas paralímpicos em atletismo, mas participar de uma competição de corrida em cadeira de rodas é inédito.
“Precisamos mostrar para as pessoas, com ou sem deficiência, que é possível ter uma vida normal e fazer o que gosta”, declara Jonas, que é policial militar reformado, assim como Fernando. A trajetória de vida dos dois amigos atletas é bem parecida. Ambos foram baleados em operações policiais e precisaram ser afastados da profissão. “Eu tinha todos os motivos para não querer mais viver, mas o esporte me deu uma nova vida. Nós passamos a ser exemplo para muitas pessoas”, contou Fernando. Em fevereiro, ele completa dois anos como atleta paralímpico no atletismo, na modalidade de lançamento de dardo. Jonas também compete na mesma categoria e nos 13 anos de vida esportiva, coleciona grandes conquistas, como a medalha de ouro no Parapan 2015 de Toronto e bronze no mundial de atletismo no Qatar. “Só não competi na Paralímpiada do Rio porque a confederação retirou a minha categoria da competição”, lamentou Jonas.
– 07:40 Aquecimento
– 08:00 Largada da corrida 7 km
– 08:15 Largada da corrida Pessoa com Deficiência (PCD)
– 09:30 Premiação corrida 7 km
– 10:00 Premiação corrida PCD
– 10:30 Premiação por faixa etária
– 09:50 Alinhamento das baterias da corrida kids
– 10:00 Largada corrida kids
– 12:20 Encerramento